Sonda IT lança sua solução Transfer Price on Hana e acelera o processo de apuração em 270 vezes


Integradora utiliza nova base in memory da desenvolvedora alemã para proporcionar mais agilidade, redução de custos e mitigação de riscos na escrita fiscal

            São Paulo, 10 de abril de 2013 – A Sonda IT, companhia que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, lança sua solução fiscal de Transfer Price on Hana, seu segundo aplicativo fiscal que passa a rodar na nova plataforma da SAP. O primeiro, Comply on Hana, foi anunciado no último mês durante o SAP Forum como a solução fiscal pioneira a utilizar a tecnologia in memory da SAP.
O Hana agrega à obrigatoriedade do Transfer Price um alto desempenho no processamento e simulações de modalidades de cálculo desta entrega, que é realizada por empresas que precisam regular seus preços com base num grande volume de dados vindos de diferentes origens.
Entre os principais benefícios da oferta do TP em Hana está a dinâmica de carga e análise dos dados, que estão, inclusive, armazenados no ERP (Enterprise Resource Planning). O Hana permite que a consolidação das informações ocorra em periodicidades menores devido à agilidade promovida pelo banco de dados in memory, à escalabilidade da memória e, principalmente, ao aumento significativo da rapidez no acesso aos dados. Com a nova plataforma, o desempenho da solução amplia em 270 vezes a velocidade do processo de apuração.
A carga de dados, que antes era mensal, pode ser efetuada em real time, tornando o processo como um todo muito mais rápido. Como resultado, a empresa cumpre às exigências do Transfer Price com mais agilidade no processamento dos diversos cálculos estabelecidos pela Legislação. Regulamentado pela Receita Federal para controlar as operações realizadas entre empresas domiciliadas no Brasil e outras no exterior, o Transfer Price prevê mais de cinco modelos para o cálculo da comparação dos preços praticados dentro e fora do País.
Com o Hana também é possível agregar uma plataforma analítica sobre o universo de dados que compõe o Transfer Price, um diferencial que hoje não é utilizado devido à falta de agilidade no acesso às informações que fazem parte deste processo. Outro diferencial que a integradora disponibiliza para a oferta do TP em Hana é a possibilidade de contratação no modelo SaaS (Software as a Service), aliado à utilização do Data Center próprio da companhia.
            “Indo ao encontro das nossas iniciativas em inovação, aliamos os benefícios da plataforma Hana, fornecida pela SAP, ao controle proporcionado pelo aplicativo Transfer Price, uma ferramenta especialista fornecida com a experiência da Sonda IT. Buscamos tecnologias modernas para consolidar ofertas de soluções fiscais precisas e ágeis. Dessa forma, nossos clientes podem focar seus esforços em fomentar seus negócios sem interrupções com os procedimentos burocráticos”, explana Eduardo Borba, vice-presidente da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.