Sonda IT leva para a Sotreq mais eficiência na tomada de decisão aliando as tecnologias móveis ao Business Intelligence da SAP


Seguindo a nova tendência da mobilidade corporativa, a Sotreq disponibiliza para seus executivos a facilidade de acesso às informações gerenciais através do iPad ou iPhone de forma customizada para cada área de negócio



De olho no potencial de consumo e disseminação de informação, que ganhou força devido à facilidade de acesso por meio de dispositivos móveis, a Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, abrangendo Aplicativos, Plataformas e Serviços de TI, aposta no potencial das transações de dados utilizando as plataformas analíticas e de mobilidade da SAP como uma forma de amadurecer o uso do Business Intelligence (BI) dentro das empresas.
Este modelo, que tem como objetivo o envio da informação correta à pessoa certa e de forma ágil, foi a premissa do projeto desenvolvido para o Grupo Sotreq, um dos maiores revendedores Caterpillar do mundo, que percebeu a necessidade eminente de disponibilizar informações gerenciais de forma simples, segura e precisa para seus executivos de tomada de decisão, presentes na sede e nas filiais da empresa.
Para atingir este objetivo, a Sotreq investiu num projeto de Business Intelligence (BI) utilizando aplicações móveis para gerar relatórios gerenciais, viabilizando aos seus executivos o acesso a informações via iPad e iPhone. O projeto, que segue uma nova tendência de mobilidade corporativa, foi desenvolvido pela área de Business Intelligence da Sonda IT.
O antigo cenário, baseado numa iniciativa desenvolvida internamente pela área de TI da Sotreq, era voltado a um ambiente de BI em que as informações estavam concentradas em relatórios para áreas operacionais e restringia-se ao suporte de consultas financeiras. Por sua vez, as áreas executivas - dos tomadores de decisão - utilizavam apenas planilhas fornecidas pela Controladoria. No novo projeto, a Sonda IT utilizou as soluções de BI baseadas na plataforma tecnológica de mobilidade da SAP para estruturar uma solução que fosse implementada em fases, baseando-se na customização que traçava os dados que cada área precisava ter acesso.
O primeiro passo, segundo Eduardo Pugliesi, diretor de BI da Sonda IT, foi disponibilizar um painel de resultados que trouxe indicadores, como as vendas bruta e líquida, os lucros e os prejuízos dos últimos dois anos, fazendo um comparativo do que foi realizado versus o orçado. Tudo sendo acessado por meio de um iPad ou iPhone.
Com a entrega do primeiro painel para dispositivos móveis, ficou visível o aumento da representatividade do BI dentro da Sotreq, que ganhou adeptos como o principal executivo da empresa, o presidente Carl Alfred Orberg que, acessando as informações de seu iPad, avaliou de forma positiva o modelo de disposição das informações. Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Sotreq, Marcos Castelo, o projeto trouxe, de forma simples, a possibilidade de maior precisão e velocidade na tomada de decisão.
Através de uma arquitetura concisa e estruturada, foi possível viabilizar o rápido desenvolvimento dos relatórios baseados nas ferramentas de mobilidade, o que impulsionou o crescimento sustentável das informações para as demais áreas da empresa.
“O auxílio da mobilidade gerou um ganho substancial junto às áreas de negócios da empresa, aumentando a confiabilidade e facilitando a discussão sobre os indicadores, além de diminuir o tempo de construção e tabulação de dados para acompanhamento diário. Como resultado foi possível ampliar o processo de tomada de decisão estratégica com maior agilidade, característica que garante o aumento da competitividade da empresa junto ao mercado”, comenta Castelo.
Iniciando o projeto a partir do Plano Diretor de BI, conceito desenvolvido pela área de BI da Sonda IT, que engloba o mapeamento das áreas da empresa sob a ótica dos objetivos e estratégias de negócios que irão nortear a utilização e o amadurecimento do conceito de BI, a integradora melhorou a qualidade visual das análises por meio da mobilidade, maximizando o tempo de análise dos indicadores de performance e unificando conceitos de negócio dentro da companhia.
“Nossa estratégia de unir as soluções de BI às ferramentas de mobilidade da SAP visam prover a geração de informações certas e de acordo com a necessidade de cada tomador de decisão, utilizando um caminho rápido, preciso e que pode ser acessado a qualquer momento e de diferentes dispositivos móveis, que detêm um grande poder de divulgação”, comenta Pugliesi.
A agilidade no acesso, ainda segundo Pugliesi, também ampara o fluxo de análise da informação. “Com o uso dessas tecnologias, é possível obter a informação, analisá-las e encaminhá-las para o próximo nível dentro do processo”, finaliza o executivo.