Strategy Consulting debate gestão de mudanças organizacionais durante a Expo RH-Rio 2013


Consultoria especializada em gestão para transformações organizacionais apresenta métodos que legitimam o processo de mudança nas companhias



Tendo ciência da importância da atuação do setor de Recursos Humanos nas organizações, a Strategy Consulting, consultoria especializada em gestão para transformações organizacionais, participa pelo segundo ano consecutivo da Expo RH-Rio 2013, que acontece de 22 a 23 de maio no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.
No cerne de uma transformação organizacional, o departamento de RH, como o próprio nome sugere, é responsável por contribuir para o alcance dos objetivos das organizações, levando em consideração os aspectos e metas individuais de cada colaborador. Na prática, não é o setor decisor, porém, seu planejamento estratégico está intrinsecamente ligado aos planos da organização, ou seja, sua incumbência passa pela gestão e difusão dos valores das companhias através de ferramentas para realizar o desenvolvimento de pessoas com clareza, foco e critérios.
Sob a temática "Negócios com Alma: Criando uma Nova Economia", o 39º Congresso de Gestão de Pessoas do Estado do Rio de Janeiro contará com a apresentação de metodologias e modelos de atuação inovadores para o desenvolvimento dos aspectos humanos das empresas. Neste âmbito, a Strategy leva ao evento sua expertise no apoio às empresas para a condução de projetos de transição, preparando-as para gerenciar os processos e, principalmente, os aspectos humanos envolvidos neste desafio.
Para elucidar a importância de um planejamento estruturado de transformação, a Strategy conduzirá durante o evento uma palestra com o tema “Gestão de Mudanças Organizacionais – da teoria à prática”. Neste encontro, o sócio-diretor da consultoria, Jorge Bassalo, adianta que o objetivo é demonstrar ao público a eficácia de um bom método, provocando um debate da real utilização dessas ferramentas nas empresas.
“A gestão de mudanças atua principalmente na preparação das lideranças e equipes envolvidas através de métodos que permitam aos gestores da empresa a responsabilidade de conduzir o processo de transição da mudança, tornando-o legítimo e visível para todos os níveis da organização”, explica o executivo.
Há diversos motivadores para o início de um processo de mudança, entre eles fusão e aquisição, novos produtos e, ou serviços, novas tecnologias, reposicionamento estratégico e reestruturação. Muitas companhias, de acordo com Bassalo, não atingem o resultado esperado de uma transformação por não investirem em um planejamento estruturado, além de dar uma conotação técnica ao processo.
“Geralmente, as preocupações estão voltadas para o processo em si, e as empresas esquecem que somente esse cuidado não é o suficiente para que a transformação ocorra de fato. Há que se trabalhar os aspectos humanos e emocionais das pessoas que estão envolvidas na transição da mudança”, explica ele, acrescentando que, com a Metodologia Strategy, esses pontos são tratados a partir do planejamento, passando pela execução e chegando à sustentação da mudança, ou seja, a tratativa é trabalhada continuamente ao longo do processo.

RH-RIO 2013: "Negócios com Alma: Criando uma Nova Economia"
39º Congresso de Gestão de Pessoas do Estado do Rio de Janeiro
Data: 22 e 23 de maio de 2013
Local: Centro de Convenções SulAmérica
Horário: 8h às 20h

Palestra Strategy Consulting: “Gestão de Mudanças Organizacionais – da teoria à prática”
Data: 23 de maio de 2013
Horário: 15h às 16h