Andrés Navarro renuncia ao cargo de presidente do conselho da Sonda América Latina

Fundador da maior companhia latino-americana de TI anuncia sua saída. Vice-presidente Mario Pavón assume o cargo e passa a comandar o conselho da organização

            Andrés Navarro, fundador da Sonda S.A., maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, anuncia através de comunicado pessoal sua renúncia ao cargo de presidente do conselho. O executivo liderou a operação por 39 anos.
            Em sessão extraordinária, realizada nesta última quarta-feira, dia 24, entre os membros do conselho da companhia, com matriz em Santiago, no Chile, foi eleito como presidente Mario Pavón, que atuava no posto de vice-presidente até a data. No posto anterior de Pavón assume como vice-presidente Pablo Navarro. Ambos conhecem plenamente a empresa por exercerem importantes cargos executivos na Sonda e por atuarem como membros do conselho por vários períodos consecutivos.
Em sua carta de renúncia, Andrés Navarro comenta que “A grandeza da Sonda baseia-se no que ela ensina, motiva e exige a seus colaboradores, não no que ela lhes proporciona. Já a grandeza de seus profissionais não se fundamenta no que eles recebem da empresa, mas sim no que eles a oferecem. Esse é nosso valor fundamental”.
Fundada no Chile em 1974, a Sonda é a maior companhia latino-americana de soluções e serviços de TI. Presente em dez países, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Panamá, a Sonda é considerada a quarta maior corporação de TI presente na América Latina, concorrendo apenas com empresas globais, segundo a IDC (Internacional Data Corporation).
Com ampla estrutura, que contempla 62 escritórios, a Sonda reúne o maior portfólio de ofertas de Tecnologia da Informação do mercado, o que permite atender de ponta a ponta todas as demanda de TI das empresas. Com mais de 12 mil colaboradores, a Sonda mantém atualmente 5 mil clientes espalhados por toda a América Latina e conta com uma capitalização de mais de US$ 3 bilhões. A companhia negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile).

No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989. Com seis mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais, que estão presentes em todos os Estados brasileiros, a organização opera através de quatro divisões de negócios: Serviços de TI, SAP, Plataformas e Aplicativos.