Por Daniel
Domeneghetti
Manter
seus produtos ou serviços sempre atrativos para seus clientes, propiciando um
nível de satisfação elevado e, de quebra, sendo motivo de desejo pelos clientes
de seus principais concorrentes, fundamenta o escopo de atuação e análise de
uma das principais ferramentas utilizadas pelas áreas de produto, marketing e
vendas, dentre outras: o Ciclo de Vida do Cliente.
O Ciclo
de Vida do Cliente tem como base a análise – em cada momento/etapa de interação
do cliente com a empresa/marca/produto – de suas necessidades, expectativas e
percepções, a fim de prover subsídios qualificados para que todas as demais
ações relacionadas a eles, sejam de vendas, relacionamento, comunicação,
branding, etc, sejam corretamente e mais eficazmente planejadas e executadas.
Para que
possamos ter a visão completa do Ciclo de Vida do Cliente é necessário analisar
os momentos e finalidades de interação da empresa com cada cliente/grupo ou
cluster de clientes, tanto sob ótica da empresa quanto do cliente, pois, apesar
de possuírem o mesmo escopo de atuação e, teoricamente, o casamento de
interesses e necessidades, possuem disciplinas diferentes que devem interagir
sob um mesmo objetivo e foco de resultados.
Daniel Domeghetti é CEO DOM Stratety Partners, consultoria 100% nacional focada em maximizar geração e proteção de valor real para as empresas.