DOM Strategy Partners avalia e lista os campeões em produção de valor do mercado financeiro a partir da interação com seus principais públicos
Consultoria ouviu os
principais bancos e serviços financeiros para compor o top 10 do ranking mais
valor produzido (MVP) a partir da interação com os seus diferentes públicos.
Bradesco, Itau-Unibanco e Cielo encabeçam o estudo
A
DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia
corporativa, se apoiou nos últimos 12 meses num estudo que une um conjunto de
fundamentos econômicos, técnicos e de gestão que, somada a uma rigorosa
disciplina metodológica na compreensão, comparação e normatização dos
diferentes rankings, avaliou os direcionadores de geração de valor pelas
empresas.
Junto
a essa profunda imersão sobre a análise das empresas, a consultoria também
realizou a avaliação de relatórios, documentos e informações disponíveis sobre
as companhias (públicas ou não), sem contar uma intensa pesquisa de campo e de
mídias para se chegar a um resultado confiável, publicamente demonstrável e dar
origem ao ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil - Bancos e Serviços Financeiros
2013.
Desse
levantamento, materializou-se o ranking TOP MVP Bancos e Serviços Financeiros,
que contém as 10 instituições que mais produzem valor a partir da percepção,
avaliação e recomendação de seus stakeholders. Na lista estão Bradesco,
Itaú-Unibanco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Cielo,
Alelo, Serasa Experian, Losango e Edenred.
"Os
bancos investem e aprimoram as interações com diferentes públicos a cada dia
que passa para a construção e manutenção de sua capacidade de geração e proteção
de valor, fazendo com que suas estratégias sejam voltadas para a priorização de
ativos e indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema
de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo", explica Daniel
Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
O
objetivo do levantamento foi avaliar a capacidade das instituições em gerar e
proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores,
acionistas, funcionários e sociedade. O levantamento e o resultado analítico
também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com
os diferentes públicos dos principais bancos e serviços financeiros do País.
A
resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para
esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que
definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida
como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Para
viabilizar a pesquisa, a DOM Strategy Partners se apoiou na metodologia EVM
(Enterprise Value Management), proprietária da consultoria e comprovada na
prática, pois está em operação em 44 das 100 maiores empresas do País, que
defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como
protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e
materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e
materializada pelos stakeholders quando das interações e processos de
comunicação, relacionamento e transações de cada empresa com cada um desses
públicos priorizados.
A
partir da premissa do conceito EVM, os principais bancos e empresas de serviços
financeiros escolhidos passaram por uma avaliação em relação às suas
performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como
direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.
São
exemplos dos 62 ativos avaliados: Eficácia da Estratégia Corporativa,
Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de
Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão
de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento Corporativo,
Tecnologia da Informação, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais,
dentre outros.
Bancos
e Serviços Financeiros
|
Nota
|
Bradesco
|
8,26
|
Itaú-Unibanco
|
8,21
|
Banco do Brasil
|
8,13
|
Caixa Econômica
|
7,88
|
Santander
|
7,84
|
Cielo
|
7,43
|
Alelo
|
7,41
|
Serasa
Experian
|
7,22
|
Losango
|
7,13
|
Edenred
|
7,06
|