QLL Logística investe em ferramenta de gestão de armazéns da Store Automação


Foco da companhia é utilizar a plataforma como diferencial competitivo para obter um crescimento sustentável


Para estar em compliance com as regras internacionais de armazenagem e distribuição, a QLL Logística substitui o controle de estoque feito por seu ERP (Enterprise Resource Planning) e por planilhas de Excel em prol de uma tecnologia focada no trato do negócio. Entre cinco soluções analisadas, a escolha se deu pelo WMS da Store Automação, que já está operando em fase de teste e tem go live previsto para a segunda quinzena de dezembro.
O diretor da QLL Logística, Sidney Sato, explica que atualmente é uma questão de sobrevivência do negócio que as empresas se atualizem para serem competitivas. “Com este conceito, a implantação de um WMS para um operador logístico é imprescindível. A necessidade de visibilidade da operação, bem como a disponibilização da informação em tempo real para o cliente são apenas dois exemplos entre muitos quando falamos das necessidades de ter uma ferramenta deste porte”, completa.
Em pouco tempo de uso e ainda em fase de testes, a solução da Store já trouxe resultados à empresa. “Agora temos visibilidade de todos os processos e etapas da operação, agilidade nas informações - tanto para o cliente tanto para a operação, na tomada de decisão mais rápida e oportunidade de integrar o operador logístico com os sistemas integrados dos clientes. Tudo isso com o intuito de agregar valor para o cliente final e se diferenciar do mercado de operadores logísticos”, comemora Sato.
Inicialmente todos os controles eram realizados em planilhas de Excel, com a probabilidade muito alta de possíveis erros humanos. Com isso, existiam diversas travas de verificação no processo, diminuindo a velocidade e agilidade da operação, além da falta de integração entre os demais sistemas, resultando em perda de produtividade e falta de informação. A situação atual, entretanto, é de integração de informações, na qual toda a cadeia trabalha com um único banco de dados, o que agiliza a informação para o ponto final.
Para o presidente da Store Automação, Wagner Tadeu Rodrigues, o WMS hoje é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência do negócio da empresa. Ter visibilidade dos processos em tempo real, bem como o monitoramento em cada etapa é importante para decisões mais assertivas. “Sem dúvidas, a QLL está amparada e se diferenciando no mercado de logística. Seu potencial competitivo acarretará em um crescimento sustentável de qualidade”, finaliza Rodrigues.