Quatro startups brasileiras entre as pioneiras mundiais em Big Data são selecionadas pelo concurso internacional CODE_n

Intelie, Aentropico, Precifica e Navegg terão a oportunidade de se apresentar em março na prestigiosa feira de tecnologia CeBIT, em Hanover, na Alemanha. A GFT Brasil financiará os custos de viagem e hospedagem para a primeira empresa brasileira classificada entre as 50 finalistas

 

São Paulo, 10 de dezembro de 2013 –– Mais de 450 candidatos de 60 países: o interesse pelo concurso CODE_n vem crescendo progressivamente a cada edição. Startups de todo o mundo se identificaram com o tema do próximo ano “Driving the Data Revolution” (Impulsionando a Revolução dos Dados) e se apresentaram ao desafio de concorrer a uma das 50 vagas para o CeBIT 2014.
As classificadas foram selecionadas pelo Grupo GFT, criador da iniciativa, e por seus parceiros Ernst & Young (EY) e Deutsche Messe. "Fomos surpreendidos com a qualidade excepcional das inscrições que recebemos. O CODE_n mostrará o que há de mais inovador em Big Data,  não apenas em termos de tecnologia, como também em usos e soluções arrojadas", afirma Ulrich Dietz, CEO do Grupo GFT. O grande vencedor será apresentado em um evento ao vivo no dia 12 de março, e receberá um prêmio no valor de 30.000 euros.
"Ter a chance de selecionar os 50 finalistas dentre tantos conceitos de negócio surpreendentes foi uma verdadeira batalha", afirma Mark Smith , CEO da EY. "Poderíamos facilmente ter escolhido três vezes o número de finalistas, sem perder nada em termos de qualidade."
Ao total, startups de 16 países estarão presentes nesta fase final da competição, que se realizará durante os cinco dias da CeBIT. Além de Alemanha, EUA e Reino Unido – de onde provêm a maioria das finalistas – Brasil, Holanda, Espanha, Bulgária, Israel, França, Bélgica, Estônia, Finlândia, Irlanda, Canadá, Luxemburgo e Hungria também estarão representados por suas empresas.
A participação do Brasil no concurso tem crescido a cada ano. Na última edição, duas startups se apresentaram em Hannover. Para a próxima serão quatro. “Estamos orgulhosos da performance dos empreendedores brasileiros,  que se destacam ao apresentar projetos inovadores, escaláveis e competitivos internacionalmente”, pontua Marco Santos, country managing director da GFT Brasil.
As startups brasileiras classificadas são Intelie e Aentropico, ambas do Rio de Janeiro; Precifica, de São Paulo; e Navegg, de Curitiba. A startup carioca Intelie atua no mercado de gerenciamento de operações de TI, fornecendo às empresas soluções que englobam análise de dados em tempo real, visualização de informações e design para “social operation”.  Aentropico tem por objetivo democratizar o acesso à análise preditiva de alta qualidade, ajudando gerentes e empresários a tomar melhores decisões.  Já a empresa Precifica – Preço inteligente oferece uma plataforma de e-commerce 100% automatizada que permite ao varejista online reagir rapidamente aos preços e ofertas da concorrência. A curitibana Navegg ajuda sites a conhecer melhor seus visitantes e vender publicidade otimizada e inteligente, de acordo com o perfil do usuário.
Os organizadores do CODE_n estão particularmente satisfeitos com a diversidade das propostas que serão apresentadas durante os cinco dias de CeBIT (entre 10 e 14 de março de 2014).  O pavilhão 16, inteiramente dedicado às startups classificadas, contará com projetos de Big Data de áreas tão heterogêneas como saúde, finanças, transporte, manufatura, energia e varejo. "Como uma das mais importantes feiras de TI do mundo, a CeBIT não se concentra apenas em iniciativas voltadas a departamentos ou empresas de tecnologia. O uso de TI é importante em todos setores e já mudou radicalmente a maneira como os negócios são conduzidos na atualidade. Por isso estamos muito satisfeitos, como organizadores da feira, de nos dirigir a usuários de diferentes áreas, dando espaço a jovens empreendedores que apresentem novas perspectivas para distintos públicos”, afirma Oliver Frese, diretor da CeBIT e membro do comitê executivo da Deutsche Messe." 

De um detector de stress a um barômetro de tendências

Entre os projetos inovadores selecionados estão, por exemplo, um modelo 3D para que empresas de construção melhorem sua planificação; uma ferramenta de análise que pode ser usada para combater eficazmente o desperdício de energia; um sistema de gerenciamento de transporte para evitar engarrafamentos; um dispositivo digital de medição do stress; ou um software que gera mapas 3D do cérebro humano para identificar anomalias nos tecidos.
Entre as finalistas há muitas startups de análise preditiva, tecnologia que permite identificar e até mesmo influenciar tendências de mercado. Soluções de Customer Intelligence ajudam varejistas a obter uma melhor compreensão de seus clientes, com o objetivo de oferecer-lhes, em tempo real, alternativas mais personalizadas de produtos ou serviços.

Cinco dias, um evento de grandes proporções

Além de apresentar o potencial da tecnologia Big Data a partir de projetos executados em diferentes setores, o CODE_n será palco de uma série de conferências durante todos os dias da CeBIT.  Além disso, haverá shows exclusivos e um evento ao vivo, no dia 12 de março, para a apresentação do vencedor. Os designers internacionalmente conhecidos Clemens Weisshaar e Reed Kram já estão trabalhando na preparação do pavilhão, que ocupa 5 mil metros quadrados da feira.
Ao longo de três edições, mais de mil startups já se inscreveram no CODE_n. A lista de anteriores vencedores inclui myTaxi (2012), Changers.com (2013, Melhor Startup) e Greenclouds (2013 , Melhor Empresa Emergente).


Sobre CODE_n
CODE_n é uma iniciativa internacional para projetos digitais pioneiros, inovadores e startups. Iniciado em 2011 pelo Grupo GFT, o objetivo desta rede é apoiar negócios com talento e ideias excepcionais, bem como fornecer uma plataforma para o diálogo e, portanto, estimular e acelerar a inovação. CODE_n significa "Novo Código", ou seja, o DNA da inovação. Os parceiros globais do concurso são a EY e CeBIT.
Este ano, o CODE_n celebrará sua terceira edição sob o tema: "Condução da Revolução de Dados". O concurso busca modelos de negócios dedicados ao uso inteligente e eficiente de grandes quantidades de dados. Para mais informações: www.code-n.org


Sobre a GFT


O Grupo GFT é um parceiro global de tecnologia para o futuro de temas digitais, desde a geração de uma ideia até o desenvolvimento e implementação de modelos de negócios sustentáveis​​.
O área GFT, que leva o mesmo nome da companhia, oferece consultoria especializada, desenvolvimento eficaz e implementação e manutenção de soluções de TI sob medida. A empresa é uma provedora líder de serviços de TI para o setor financeiro em todo o mundo.

A companhia também contempla uma área chamada emagine, que oferece às empresas de todos os setores a oportunidade de gerenciar de forma rápida e flexível recursos profissionais para projetos de tecnologia. Para isso, a companhia mantém uma rede internacional de especialista de TI e engenharia.

No quesito inovação está o CODE_n, uma plataforma internacional de inovação desenvolvida pelo grupo GFT que conecta startups promissoras e empresas de tecnologia do mundo com empresas sólidas. É um concurso no qual as ideias se tornam negócios.

Com sede na Alemanha, o Grupo GFT tem se destacado por mais de 25 anos de conhecimento e experiência em tecnologia e inovação. Fundado em 1987, o Grupo GFT tem 2 mil funcionários em 32 escritórios espalhados por oito países. Para este ano, a meta de faturamente é de cerca de 260 milhões de euros. As ações da GFT estão listadas na Bolsa de Frankfurt. A empresa opera no Brasil desde 2005, onde emprega cerca de 200 profissionais que estão distribuídos por suas unidades de Sorocaba e São Paulo.