Sonda IT lança área de inovação dedicada às tecnologias SAP

Unidade de Business Intelligence da integradora absorve nova torre de inovação com a proposta de prover as novas tecnologias disponíveis para a melhoria imediata da performance de negócio do cliente

 

Para dar continuidade à sua proposta de amadurecimento no processo de gestão do cliente através do uso de tecnologias, a Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, abrangendo Aplicativos, Plataformas, SAP e Serviços de TI, acaba de criar sua área de inovação voltada para as práticas SAP. Sob o comando de Eduardo Pugliesi, atual diretor de BI da integradora, a proposta é seguir o novo desafio da desenvolvedora alemã, que tem como meta ampliar as vendas de inovação através de seus canais.
Com dois anos em operação, o Centro de Excelência em Business Intelligence vai englobar a área de inovação dando continuidade à perspectiva de entender as particularidades do cliente e, a partir daí, apoiá-los na aquisição e estratégia de uso de novas soluções. A proposta, em ambas as áreas, BI e Inovação, é a mesma. Porém, no que tange à inovação, a meta é agregar mais valor na operação do cliente, aprimorando seu negócio a partir do uso das tecnologias disponíveis pela SAP, como é o caso do banco de dados in-memory Hana.
“A área de BI está trilhando para um segundo estágio de maturidade. Nosso foco é olhar mais o negócio do cliente utilizando a perspectiva de melhorias. Para a Sonda IT, inovar é oferecer, de forma consultiva, novas soluções diferenciadas que reflitam em ganhos reais na operação do cliente”, explica Pugliesi.
Para esta proposta de inovação, a Sonda IT passa a posicionar as ferramentas da SAP sob um novo contexto e, de largada, focará em alguns mercados que são mais aderentes e estão em ascensão. No caso da distribuição de energia, por exemplo, o uso do BI e de algoritmos de negócios baseados na plataforma Hana pode melhorar a eficiência na compra e na distribuição de energia, reforçando a performance das empresas através da análise individual de cada cliente. Com isso, planeja-se o consumo entre o que se compra e vende, o que reflete diretamente na melhoria da margem financeira das empresas, aumentando a precisão de compra e venda de energia.
“A proposta é otimizar a gestão de cliente, com formas novas de beneficiar o relacionamento com quem compra na ponta, entendendo mais suas reais necessidades e seu perfil. Isso nos permite ofertar os produtos de acordo com cada perfil. O resultado dessa equação é um relacionamento e um ciclo de vida mais maduro entre a empresa e seu cliente”, comenta o diretor.
Para dar impulso a esta nova estratégia, a Sonda IT, através de seu diretor de BI e agora de Inovação, participou recentemente do evento SAP VAR Analitycs Advisory Concil, no Vale do Silício, em Palo Alto, Estados Unidos. Ao todo, foram convidados 15 especialistas de BI do mundo todo para abordar temas relacionados a sistemas de análise, visando um alinhamento mundial desse tema. Para isso, cada executivo apresentou suas práticas locais para equalizar os próximos passos e a estratégia global desta vertical.
Sob o aspecto de inovação, a Sonda IT abordou a respeito do problema da maturidade de BI nas empresas e como contornar esse cenário fazendo uso da tecnologia somada ao conhecimento de negócio e à arquitetura. Os conceitos de plano diretor e governança de BI foram divulgados neste encontro mundial através de cases pioneiros desenvolvidos pela Sonda IT no Brasil. “Nossa proposta é utilizar as soluções disponíveis da SAP para gerar diferenciais de negócios, e não simplesmente projetos de tecnologia baseados apenas nas ferramentas”, finaliza Pugliesi.

Sobre a Sonda IT no Brasil (www.sondait.com.br)
No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989. Com seis mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais, que estão presentes em todos os Estados brasileiros, a organização opera através de quatro divisões de negócios: Serviços de TI, SAP, Plataformas e Aplicativos.
Atendendo de ponta a ponta às necessidades de TI de uma empresa, a Sonda IT é reconhecida no Brasil pelo seu modelo consolidado de proposta de soluções que compõem um amplo leque de produtos e serviços integrados.

Através de sua Divisão de Serviços de TI, a companhia detém uma oferta que vai do Data Center e Cloud Empresarial, passando pelo ITO (Information Technology Outsourcing), Full Outsourcing e Projetos de Integração.

Em sua Divisão SAP, a companhia é considerada líder em projetos da tecnologia alemã há mais de 18 anos e está preparada para conduzir implementações em qualquer nível de complexidade ou porte, sendo a maior parceira homologada em vendas de licença SAP e projetos concluídos, assim como é especializada em BPO (Business Process Outsourcing) da tecnologia SAP.

A Sonda IT também se tornou o principal player na América Latina em soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança através de suas ofertas em conjunto com as parceiras Cisco, EMC e VMWare, que compõem o portfólio de sua Divisão de Plataformas.

No universo de aplicações fiscais, disponibilizadas pela Divisão de Aplicativos, a companhia conta com um leque de produtos e serviços de governança e complementares aos ERP´s. Mais de 60% da carga tributária federal do Brasil é processada pelos aplicativos da Sonda IT por meio de aproximadamente 650 grupos empresariais que utilizam a tecnologia.

Sobre a Sonda América Latina (www.sonda.com)
Fundada no Chile em 1974, a Sonda é a maior companhia latino-americana de soluções e serviços de TI. Presente em dez países, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Panamá, a Sonda é considerada a quarta maior corporação de TI presente na América Latina, concorrendo apenas com empresas globais, segundo a IDC (Internacional Data Corporation).

Com ampla estrutura, que contempla 62 escritórios, a Sonda reúne o maior portfólio de ofertas de Tecnologia da Informação do mercado, o que permite atender de ponta a ponta todas as demanda de TI das empresas. Com mais de 12 mil colaboradores, a Sonda mantém atualmente 5 mil clientes espalhados por toda a América Latina e conta com uma capitalização de mais de US$ 3 bilhões. A companhia negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile).