McDonald's,
C&A, Leroy Merlin e Netshoes estão presentes na lista da Dom Strategy Partners,
que elenca as 73 empresas que mais geram valor na relação com seus públicos,
analisando resultados, reputação e competitividade e riscos
Para avaliar a capacidade
das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para
seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, a DOM
Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa,
criou o ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Varejo. A listagem contém
as 73 companhias do setor que mais geram valor a partir da percepção, avaliação
e recomendação de seus stakeholders.
O ranking foi dividido
entre as seguintes categorias do mercado: varejo de produtos, varejo de bens de
consumo, varejo financeiro, varejo de convergência, varejo de serviços e, por
fim, varejo online. Ao todo são 24 núcleos diferenciados do setor contendo as
três primeiras empresas colocadas de cada área.
De acordo com o
levantamento, Centauro, Assaí, Alpargatas (Havaianas), Etna, Apple, Livraria
Cultura, O Boticário, H.Stern, C&A, In Brands, Leroy Merlin, Fotóptica,
Ipiranga, Localiza, Pão de Açúcar, Claro e Netshoes ocuparam o primeiro lugar
de cada um dos 24 mercados elencados no ranking das companhias que mais geraram
valor neste ano a partir da interação com os seus diferentes públicos.
No quesito rede de
franquias, as empresas selecionadas foram O Boticário, Localiza e Cacau Show.
Para chegar ao resultado
final, o estudo avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa,
Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de
Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão
de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação
e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
“O MVP varejo foi criado
com o intuito de entender como o mercado se comunica, constrói e mantém a sua
capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos
e os indicadores que reverberam em credibilidade aliada à imagem positiva,
sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”, pontua Daniel
Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
Para viabilizar a
pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value
Management), corrente que defende a tese de que o valor produzido pelas
empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é
agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção
de valor apreendida e tangibilizado pelos stakeholders.
A partir da premissa do
conceito EVM, os principais varejistas passaram por uma avaliação em relação às
suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores
de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado
analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas
pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre
capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos
foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor
Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como
Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Abaixo, a lista completa
com as três empresas que alcançaram maior valor no ranking de cada um dos 24
segmentos varejistas.
Artigos
Esportivos
|
Centauro
|
Bayard
|
Track
& Field
|
Atacado
|
Assaí
|
Martins
|
Makro
|
Calçados
|
Alpargatas
(Havaianas)
|
CNS
|
Loja
Melissa
|
Casa,
Móveis e Decoração
|
Etna
|
Tok
Stok
|
Via
Varejo
|
EletroEletrônicos
|
Apple
|
Whirlpool
|
Samsung
|
Livrarias,
Cultura e Entretenimento
|
Livraria
Cultura
|
Saraiva
|
Cinemark
|
Farmácias,
Medicamentos e Perfumaria
|
O
Boticário
|
Natura
|
Drogaria
Onofre
|
Franquias
|
O
Boticário
|
Localiza
|
Cacau
Show
|
Joias
|
H.
Stern
|
Vivara
|
Amsterdan
Sauer
|
Lojas
de Departamentos e Magazines
|
C&A
|
Casas
Bahia
|
Lojas
Renner
|
Moda e
Luxo
|
In
Brands
|
Identidade
Moda
|
Tiffany
|
Materiais
de Construção
|
Leroy
Merlin
|
C&C
|
Telha
Norte
|
Óticas
|
Fotóptica
|
Óticas
Diniz
|
Óticas
Carol
|
Postos
de Combustíveis
|
Ipiranga
|
Petrobras
BR
|
Ale
Combustíveis
|
Serviços
Automotivos
|
Localiza
|
Dpaschoal
|
Hertz
|
Super e
Hiper Mercados
|
Pão
de Açúcar
|
Walmart
|
Prezunic
|
Telefonia
|
Claro
|
VIVO
|
TIM
|
Varejo
Online/E-Commerce
|
Netshoes
|
Novapontocom
|
Dafiti
|
Turismo
|
CVC
|
TAM
Viagens
|
Decolar.com
|
Brinquedos
|
Ri-Happy
|
Alô
Bebê
|
PBKids
|
Vestuário
|
Zara
|
Hering
|
Camisaria
Colombo
|
Alimentos
e Bebidas
|
Nestlé
|
AMBEV
|
Coca-Cola
|
Alimentação
|
McDonald's
|
Habib's
|
Burger
King
|
Aviação
|
Gol
|
Azul
|
TAM
|