PC Sistemas lança novos recursos para o setor de material de construção

Companhia traz novidades no seu sistema de gestão WinThor para atender especificamente às necessidades deste segmento

São Paulo, 18 de março de 2014 – Atenta às movimentações do mercado, que consolidaram um crescimento em 2013 de 6,9% no volume de vendas do comércio varejista de materiais de construção, segundo dados do IBGE, a PC Sistemas, líder no mercado atacado distribuidor e especializada há 28 anos em sistemas de gestão para toda a cadeia de abastecimento, desenvolveu novas funcionalidades tecnológicas para solucionar gargalos característicos dos processos deste setor.
Com quase 400 clientes apenas no segmento de materiais de construção e perspectivas de aumentar este número em 10% para 2014, a PC Sistemas ouviu de perto as solicitações da sua base e, através da sua equipe de Pesquisa e Desenvolvimento, lança, durante a Feicon Batimat, cinco novidades no seu sistema de gestão especializado no setor, o WinThor Material de Construção. O objetivo da companhia é atender às demandas específicas deste nicho de mercado com uma solução 100% aderente aos seus negócios, facilitando as rotinas e tornando os processos mais ágeis e seguros.
Entre as inovações, está a consulta de cheques diretamente no ERP (Enterprise Resource Planning) e de forma online. Antes desta funcionalidade, era preciso que cada vendedor tivesse uma senha de acesso para fazer consultas no portal do Serasa. Contudo, com a disponibilização do novo recurso, este processo ocorre dentro das rotinas de venda e cobrança do sistema de gestão, o que proporciona mais agilidade e redução das despesas, uma vez que todas as informações sobre as consultas ficam armazenadas no WinThor, excluindo a necessidade de realizá-las repetidamente.
Outra funcionalidade bastante solicitada entre os clientes da companhia foi em relação ao controle da moeda Dotz, programa de fidelidade gerador de pontos que podem ser trocados por diferentes produtos e serviços, incluindo a compra de materiais de construção em diversas redes varejistas. Para atender a esta demanda, a PC Sistemas desenvolveu uma total integração entre o WinThor Material de Construção e a operadora Dotz. Tal recurso permite que esta rotina seja administrada dentro do próprio ERP, desonerando a empresa da tarefa de realizar a gestão de mais esta etapa. O objetivo da PC Sistemas é permitir que as empresas foquem seus esforços apenas no crescimento dos seus negócios, sem assumir mais responsabilidades com a gestão e a organização de tantos processos.
Habitualmente, a compra de materiais de construção não ocorre por impulso. Antes de fechar a compra, é comum que os clientes solicitem cotações em diferentes lojas, o que gera um alto número de orçamentos não convertidos em vendas para as empresas. Tais informações são difíceis de serem administradas, pois podem sinalizar resultados não alcançados pelas equipes de vendas, uma vez que nada consta sobre os motivos daquelas iniciativas não terem sido concretizadas.
Para solucionar este gargalo, a PC Sistemas está lançando o gerenciamento de orçamentos não faturados através do WinThor. Com este recurso, é possível administrar todos os processos não efetivados, apontando os motivos, os dados dos clientes e do vendedor que realizou o atendimento. Assim, o contato pode ser retomado na tentativa de reverter o pedido em venda, aumentando a eficiência e fomentando o fechamento de novos negócios.
Outra dificuldade apontada pelas empresas do setor foi a necessidade de detalhar para o consumidor final os valores do orçamento de acordo com cada ambiente que utilizará os materiais. Para atender a essa solicitação, o vendedor acabava realizando os cálculos de forma manual, o que poderia acarretar em falhas e prejuízos financeiros, além de tornar o atendimento confuso. Para isso, a PC Sistemas apresenta um novo recurso no WinThor, capaz de separar e imprimir os orçamentos de acordo com o ambiente, proporcionando ao cliente a real noção do valor que será gasto em cada setor da casa.
Fechando o ciclo de inovações no seu sistema de gestão, a companhia apresenta a baixa automática do cartão de crédito. “Com ela, o próprio WinThor realiza as baixas dos cartões, gerando as despesas cobradas e informando, de forma automatizada, o departamento de contas a pagar. Assim, este processo torna-se mais fácil para as empresas, que passam a não ter a incumbência de administrar essas rotinas e de identificar os valores cobrados por cada operadora”, afirma Paulo Braga, especialista PC no segmento.
Com um crescimento de 17% em 2013 no número de usuários e de clientes do segmento de material de construção, a PC Sistemas está totalmente preparada para atender às demandas específicas do setor. “Nosso objetivo com o lançamento dos novos recursos do WinThor é, justamente, estarmos sempre em sintonia com as necessidades dos nossos clientes e, assim, nos anteciparmos para apoiá-los de forma integral e assertiva”, comenta Leonardo Barros, Diretor de Mercados & Alianças da PC Sistemas.