Máxima Sistemas apoia
os setores com ferramentas especialistas, aderentes aos negócios desses setores e utilizando tecnologia de ponta
São Paulo, 18 de março de
2014 – Muito já foi debatido sobre a necessidade de se estabelecer uma vantagem
competitiva sustentável em relação ao desenvolvimento de todo o ecossistema que
envolve diversos setores econômicos do País. Não poderia ser diferente com o
nicho varejista, o qual fomenta múltiplas atividades para a manutenção do seu
ciclo industrial, constituindo uma cadeia de agentes interdependentes e
corresponsáveis pelo crescimento deste mercado.
Inserida neste cenário e
atenta à importância de proporcionar as melhores práticas às distribuidoras no
que tange a venda em campo e a logística de entrega das mercadorias, a Máxima
Sistemas, companhia especializada em tecnologias para a gestão e o
desenvolvimento de força de vendas em multiplataformas, apresenta um leque de
ofertas totalmente preparadas para suportar as demandas específicas deste
setor.
O foco da companhia é
prover apoio de ponta a ponta aos seus clientes através de tecnologias
robustas, bastante intuitivas e 100% dentro do conceito de mobilidade. Na base
do atendimento dessa indústria, existe a necessidade de um controle gerencial
sobre as atividades dos vendedores em campo e da segurança de que os dados
utilizados durante essas ações externas sejam totalmente confiáveis. Para essa
missão, a Máxima disponibiliza o Portal de Vendas, ferramenta que automatiza
este processo por meio de dispositivos móveis, em que o colaborador tem acesso
às mercadorias disponíveis para a venda e já consegue emitir os pedidos no
momento da visita ao cliente.
A solução troca
informações diretamente com o sistema de gestão, abastecendo os tablets dos
vendedores com todos os dados essenciais para a concretização da venda, como a
atualização dos números de estoque dos produtos e as informações sobre os
retornos dos clientes obtidos em outros contatos comerciais.
Para gerenciar essas
atividades e todas as informações geradas pelos processos de venda em campo, a
Máxima Sistemas apresenta o Portal Executivo, ferramenta responsável por
consolidar os dados em tempo real através de um portal online, disponível para
o time de supervisores e gerentes. O objetivo é proporcionar maior proximidade
com a equipe de vendedores para que, desta forma, ela tenha um apoio mais
dinâmico e assertivo dos seus superiores, com a liberação de descontos ou
produtos, por exemplo, no exato momento em que o vendedor precisa.
Captando a necessidade do
mercado de melhorar o controle das equipes externas de força de vendas, a
companhia desenvolveu a Geolocalização, ferramenta capaz de identificar e
localizar os representantes comerciais através de sinais via GPS (Global
Positioning System), adequando o time de acordo com as rotas e estratégias
determinadas pelos gestores. O sistema apresenta detalhes sobre as coordenadas
da localização do vendedor, o tempo de permanência em cada cliente, os trajetos
previstos e os já realizados, além das transações comerciais concluídas ou não.
E, para garantir que todos
esses esforços tenham ainda mais sucesso nas vendas em campo, a Máxima Sistemas
lançou o Catálogo Eletrônico, inovadora forma de disponibilizar a visualização
dos produtos comercializados, que, ao invés de estarem impressos em catálogos
tradicionais, passam a ser digitais, acessados remotamente por dispositivos
móveis e armazenados na nuvem. Tudo para facilitar a transação, provendo
melhorias e maior confiabilidade para este tipo de venda. Além disso, o sistema
já opera integrado ao Pedido de Venda, assim, quando um produto é vendido,
automaticamente, a ferramenta dá baixa no estoque.
Com a solução, antes mesmo
de iniciar o pedido, o vendedor pode apresentar aos clientes, através de
tablets ou smartphones, todas as mercadorias disponíveis, com a segurança de
ter em mãos um catálogo 100% atualizado em relação aos lançamentos, aos
produtos que não constam mais em estoque e aos que já saíram de linha. Com
isso, além de desonerar a empresa em altos investimentos para a impressão de
catálogos, que logo ficam obsoletos e precisam ser refeitos, a ferramenta
também gera um maior nível de satisfação nos clientes, que não se deparam com
situações inesperadas nas suas compras, como um pedido executado de um produto
inexistente.
“Nosso objetivo é oferecer
às distribuidoras diferentes mecanismos para aumentar a dinâmica e a segurança
dos seus procedimentos, alimentando todo o ecossistema do setor varejista, que
está diretamente ligado ao bom funcionamento dos processos de distribuição,
funcionando como uma verdadeira engrenagem para impulsionar os seus negócios”,
comenta Gustavo Ragonesi, diretor comercial nacional da Máxima Sistemas.