Varejo e Distribuição - um ecossistema sustentável

Máxima Sistemas apoia os setores com ferramentas especialistas, aderentes aos negócios desses setores e utilizando tecnologia de ponta

São Paulo, 18 de março de 2014 – Muito já foi debatido sobre a necessidade de se estabelecer uma vantagem competitiva sustentável em relação ao desenvolvimento de todo o ecossistema que envolve diversos setores econômicos do País. Não poderia ser diferente com o nicho varejista, o qual fomenta múltiplas atividades para a manutenção do seu ciclo industrial, constituindo uma cadeia de agentes interdependentes e corresponsáveis pelo crescimento deste mercado.
Inserida neste cenário e atenta à importância de proporcionar as melhores práticas às distribuidoras no que tange a venda em campo e a logística de entrega das mercadorias, a Máxima Sistemas, companhia especializada em tecnologias para a gestão e o desenvolvimento de força de vendas em multiplataformas, apresenta um leque de ofertas totalmente preparadas para suportar as demandas específicas deste setor.
O foco da companhia é prover apoio de ponta a ponta aos seus clientes através de tecnologias robustas, bastante intuitivas e 100% dentro do conceito de mobilidade. Na base do atendimento dessa indústria, existe a necessidade de um controle gerencial sobre as atividades dos vendedores em campo e da segurança de que os dados utilizados durante essas ações externas sejam totalmente confiáveis. Para essa missão, a Máxima disponibiliza o Portal de Vendas, ferramenta que automatiza este processo por meio de dispositivos móveis, em que o colaborador tem acesso às mercadorias disponíveis para a venda e já consegue emitir os pedidos no momento da visita ao cliente.
A solução troca informações diretamente com o sistema de gestão, abastecendo os tablets dos vendedores com todos os dados essenciais para a concretização da venda, como a atualização dos números de estoque dos produtos e as informações sobre os retornos dos clientes obtidos em outros contatos comerciais.
Para gerenciar essas atividades e todas as informações geradas pelos processos de venda em campo, a Máxima Sistemas apresenta o Portal Executivo, ferramenta responsável por consolidar os dados em tempo real através de um portal online, disponível para o time de supervisores e gerentes. O objetivo é proporcionar maior proximidade com a equipe de vendedores para que, desta forma, ela tenha um apoio mais dinâmico e assertivo dos seus superiores, com a liberação de descontos ou produtos, por exemplo, no exato momento em que o vendedor precisa.
Captando a necessidade do mercado de melhorar o controle das equipes externas de força de vendas, a companhia desenvolveu a Geolocalização, ferramenta capaz de identificar e localizar os representantes comerciais através de sinais via GPS (Global Positioning System), adequando o time de acordo com as rotas e estratégias determinadas pelos gestores. O sistema apresenta detalhes sobre as coordenadas da localização do vendedor, o tempo de permanência em cada cliente, os trajetos previstos e os já realizados, além das transações comerciais concluídas ou não.
E, para garantir que todos esses esforços tenham ainda mais sucesso nas vendas em campo, a Máxima Sistemas lançou o Catálogo Eletrônico, inovadora forma de disponibilizar a visualização dos produtos comercializados, que, ao invés de estarem impressos em catálogos tradicionais, passam a ser digitais, acessados remotamente por dispositivos móveis e armazenados na nuvem. Tudo para facilitar a transação, provendo melhorias e maior confiabilidade para este tipo de venda. Além disso, o sistema já opera integrado ao Pedido de Venda, assim, quando um produto é vendido, automaticamente, a ferramenta dá baixa no estoque.
Com a solução, antes mesmo de iniciar o pedido, o vendedor pode apresentar aos clientes, através de tablets ou smartphones, todas as mercadorias disponíveis, com a segurança de ter em mãos um catálogo 100% atualizado em relação aos lançamentos, aos produtos que não constam mais em estoque e aos que já saíram de linha. Com isso, além de desonerar a empresa em altos investimentos para a impressão de catálogos, que logo ficam obsoletos e precisam ser refeitos, a ferramenta também gera um maior nível de satisfação nos clientes, que não se deparam com situações inesperadas nas suas compras, como um pedido executado de um produto inexistente.

“Nosso objetivo é oferecer às distribuidoras diferentes mecanismos para aumentar a dinâmica e a segurança dos seus procedimentos, alimentando todo o ecossistema do setor varejista, que está diretamente ligado ao bom funcionamento dos processos de distribuição, funcionando como uma verdadeira engrenagem para impulsionar os seus negócios”, comenta Gustavo Ragonesi, diretor comercial nacional da Máxima Sistemas.