Contrato, que tem cinco anos de duração
e entrou em vigor em março de 2013, envolve manutenção, ajustes e ampliação de
sustentação das soluções SAP
Após o go-live do projeto
da reimplementação do ERP da SAP, ocorrido em 2013 e conduzido pela Sonda
IT, a CMPC Celulose Riograndense, empresa de celulose de fibra curta de
eucalipto que integra o grupo chileno Compañia Manufacturera de Papeles e
Cartones (CMPC), optou por ampliar o contrato com a integradora para suportar o
software de gestão através de um contrato de sustentação do SAP, mais conhecido
como AMS ( Application
Management and Support ).
A CMPC, que recentemente
anunciou investimento da ordem de R$ 5 bilhões na ampliação da sede da empresa,
em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, definiu uma estratégia
agressiva de outsourcing, na qual todos os serviços de suporte e operação serão
terceirizados.
“Com a modernização da
fábrica, pretendemos quase quadruplicar a produção de celulose, passando das
atuais 450 mil toneladas por ano para 1,75 milhão de toneladas. Para isso,
estaremos centrados em nosso core business, enquanto a Sonda IT suportará os
aspectos tecnológicos”, explica o gerente de TI da CMPC Celulose Riograndense,
Carlos Cesar Almeida.
O contrato, que tem cinco
anos de duração e entrou em vigor em março de 2013, envolve manutenção, ajustes
e melhorias de processos no ambiente do sistema SAP. Ao todo, a Sonda IT irá
suportar 250 usuários que utilizam a ferramenta.
De acordo com Almeida, o
contrato de AMS está indo muito bem, com resultados dentro do SLA (Service
Level Agreement) estabelecido, e a Sonda IT tem demonstrado flexibilidade nas
demandas extras de alocação de profissionais. “Ainda no projeto de
reimplementação do SAP, percebemos que o relacionamento com a Sonda IT seria a
médio e longo prazo. Isso porque os profissionais da companhia têm não só
conhecimento e experiência em implementação do SAP, mas também
comprometimento”, explica o gerente, acrescentando que as mudanças nos
processos já são visíveis e trouxeram boas respostas a incidentes críticos,
como no caso da folha de pagamento, e também permitiu a implementação de
melhorias, dentre elas a automação bancária.
O SAP ERP é uma solução
bastante abrangente e contempla vários módulos que corresponde a uma área
específica. “A SAP está preparada para atender as demandas estratégicas e
necessidades específicas da CMPC em seu projeto de expansão”, diz Sandra Vaz,
vice-presidente para Ecossistema e Canais da SAP para América Latina
Para a diretora da
regional gaúcha da Sonda IT, Karine Lima, este contrato representa a capacidade
da companhia de atender seus clientes desde a implementação do SAP, trazendo
sua experiência de 18 anos em projetos desta tecnologia, até seu suporte e
integração de soluções que complementem o software de gestão, evoluindo o
contrato à medida que o cliente tiver novas demandas.
“Nosso leque de soluções
nos permite prestar serviços que partem da infraestrutura básica de rede para
as demandas de TI, como cabeamento e telefonia, passando pela implementação de
um ERP, o que inclui softwares fiscais próprios complementares ao sistema de
gestão da SAP, até a manutenção e suporte dessas soluções. Além desta ampla
oferta, ainda disponibilizamos aos clientes nosso Data Center para demandas de
novos projetos, que pode ser utilizado através do serviço de nuvem caso o
cliente não tenha interesse em ampliar seu ambiente interno de TI,
proporcionando assim um modelo híbrido de acesso”, finaliza Karine.