DOM Strategy Partners lista as empresas que mais geram valor sustentável na percepção dos stakeholders
Google,
Bradesco, Souza Cruz e Petrobras estão presentes no ranking da consultoria no
qual aponta as 24 companhias que mais produzem valor sustentável para consumidores,
acionistas, funcionários, sociedade, setor, clientes B2B e para o País
A partir de interações,
pesquisas e monitorias feitas com os diferentes públicos das 200 principais
empresas do País, a DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em
estratégia corporativa, criou o ranking “Empresas que produzem mais Valor Sustentável
por Stakeholder”. O objetivo do estudo foi avaliar a capacidade de uma empresa
em gerar e proteger valor para seus consumidores, acionistas, funcionários,
sociedade, setor, clientes B2B e para o País.
Para viabilizar a
pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value
Management), corrente que defende a tese de que o valor produzido pelas
empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é
agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção
de valor apreendida e tangibilizado pelos stakeholders.
A resposta sobre a
capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos
foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor
Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como
Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
A gama de informações
resultou em sete rankings específicos por stakeholder: Mais Valor para
Funcionários (Bradesco, McDonald’s e Promon, respectivamente); Mais Valor para
Acionistas – empresas listadas na Bolsa de Valores (Souza Cuz, CCR,
Itaú-Unibanco) e empresas de capital fechado (O Boticário, Netshoes e
Stefanini); Mais Valor para a Sociedade (Google, Natura e Facebook); Mais Valor
para o País (Petrobras, Vale e Banco do Brasil), Mais Valor para a Cadeia de
Valor (Ambev, Basf e Fiat); Mais Valor para o Cliente – visão B2B e B2B2C
(Microsoft, Porto Seguro e Totvs) e Mais Valor para os Consumidores – visão B2C
(Nestlé, Alpargatas e Jonhson & Johnson).
“No geral, os principais
ativos são importantes para todos os públicos, mas em proporções diferentes por
conta da função do tipo de interesse, expectativa, interação, relacionamento e
perfil de transação estabelecido com a empresa. Dessa forma, a marca tende a
ser mais relevante para o consumidor do que para o funcionário, a governança
para o acionista do que para o consumidor, e assim por diante.”, explica Daniel
Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
Dentre os 62 ativos
avaliados para o estudo, estão entre os principais: Eficácia da Estratégia
Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas,
Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa,
Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento
Corporativo, Tecnologia da Informação, Grau de Transformação e Uso das
Tecnologias Digitais.
Valor
para Funcionários
|
Nota
|
Bradesco
|
8,36
|
McDonald’s
|
8,31
|
Promon
|
8,29
|
Valor
para Acionistas (Listadas)
|
Nota
|
Souza
Cruz
|
9,11
|
CCR
|
9,06
|
Itaú-Unibanco
|
9,02
|
Valor
para Acionistas (Fechadas)
|
Nota
|
O
Boticário
|
9,06
|
Netshoes
|
8,99
|
Stefanini
|
8,13
|
Valor
para Sociedade
|
Nota
|
Google
|
8,72
|
Natura
|
8,71
|
Facebook
|
8,56
|
Valor
para o País
|
Nota
|
Petrobras
|
8,37
|
Vale
|
8,29
|
Banco
do Brasil
|
8,15
|
Valor
para o Setor/ Cadeia
|
Nota
|
AMBEV
|
8,71
|
BASF
|
7,86
|
Fiat
|
7,79
|
Valor
para clientes (B2B)
|
Nota
|
Microsoft
|
8,71
|
Porto
Seguro
|
7,64
|
Totvs
|
7,56
|
Valor
para Consumidores
|
Nota
|
Nestlé
|
8,65
|
Alpargatas
|
8,04
|
Johson
& Johnson
|
8,02
|