Basf, Braskem, Petrobras, DOW e Raízen são as empresas de química e petroquímica mais valiosas para os seus públicos
Lista da Dom Strategy Partners aponta as empresas do segmento que
mais produzem valor na relação com seus stakeholders, analisando resultados,
reputação, competitividade e risco
Os maiores nomes da
indústria química e petroquímica foram ouvidas pela DOM Strategy Partners,
consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, para compor o
ranking MVP (Mais Valor Produzido). O levantamento avalia a capacidade das
companhias em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus
clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, conhecidos como
stakeholders.
Basf, Braskem, Petrobras,
DOW e Raízen assumem o top 5 da lista que avaliou ativos como Eficácia da
Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das
Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa,
Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação,
Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre
outros.
O CEO da DOM Strategy
Partners, Daniel Domeneghetti, explica que o conceito do estudo foi entender
como a industria petroquímica se comunica com os seus principais públicos
diante da crescente queda que vive nos últimos anos.
“Há uma convergência de
fatores que nos aguçou para saber por quais caminhos apontam os setores para
construirem e manterem a sua capacidade em gerar valor. Por exemplo, a
Petrobras enfrenta uma das piores crises da sua história, Com a pesquisa
entendemos quais são os seus ativos e os indicadores que reverberam em
credibilidade, imagem positiva e eficácia de seu motor competitivo, fatores que
fazem parte de todo o legado da empresa e que mostra luz no fim do túnel se
souberem realinhar e reverter o cenário atual”, explica o executivo.
Para viabilizar a
pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value
Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas,
tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou
destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor
apreendida e tangibilizado pelos stakeholders.
A partir da premissa do
conceito EVM, os principais nomes do setor passaram por uma avaliação em
relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados
como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O
levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações,
pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas
mais relevantes dos setores.
A resposta sobre
capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos
foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor
Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como
Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Química e Petroquímica
|
Nota
|
BASF
|
8,16
|
Braskem
|
8,09
|
Petrobras
|
8,03
|
DOW
|
7,94
|
Raizen
|
7,92
|