Ranking elaborado pela Dom Strategy Partners aponta essa e outras
empresas do segmento que mais produz valor na relação com seus stakeholders,
analisando resultados, reputação, competitividade e risco
A EDP Energias do Brasil,
a Sabesp, a AES Eletropaulo e a Ultragaz são as companhias do setor de
utilidades que mais produz valor a partir da percepção, avaliação e
recomendação de seus stakeholders, segundo levantamento da DOM Strategy
Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa.
O objetivo do estudo foi
avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para
si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e
sociedade.
O ranking “MVP (Mais Valor
Produzido) Brasil – Utilidades“ avaliou ativos como Eficácia da Estratégia
Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas,
Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa,
Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação,
Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre
outros.
O CEO da DOM Strategy
Partners, Daniel Domeneghetti, explica que o conceito do estudo foi entender
como este mercado se comunica com os seus principais públicos.
“Há uma convergência de
fatores que nos aguçou para saber por quais caminhos apontam para este setor,
que impacta no cotidiano das pessoas, constrói e mantém, atualmente, a sua
capacidade em proteger valor aos seus distintos públicos, ativos e os
indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão
robusto e eficácia de seu motor competitivo”, explica o executivo.
Para viabilizar a
pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value
Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas,
tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou
destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor
apreendida e tangibilizado pelos stakeholders.
A partir da premissa do
conceito EVM, os principais nomes da indústria de utilidades passou por uma
avaliação de zero a dez em relação às suas performances nos ativos tangíveis e
intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor
pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de
interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos
das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre capacidade
de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita
a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo
de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem),
Competitividade e Riscos.
Utilidades e Concessões
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Nota
|
EDP Energias do Brasil
|
8,02
|
Sabesp
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8,01
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AES Eletropaulo
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8,00
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Ultragaz
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7,77
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