Estudo do Grupo GFT afirma que Open Innovation é a metodologia-chave para o êxito do setor financeiro na era da economia digital
Bancos
e instituições financeiras devem ser abertos a informações externas para criar
vantagem competitiva
Um banco que pergunta aos
seus clientes em quais pontos deve melhorar e ainda premia as melhores ideias.
Outro banco que integra seus próprios funcionários para o desenvolvimento de
novos padrões de serviços. Esses são dois exemplos baseados no modelo aberto de
inovação. A chave para este método consiste em contar com a experiência e o
conhecimento técnico de parceiros externos, aponta estudo do Grupo GFT,
fornecedor global de soluções e serviços de Tecnologia da Informação (TI) para
o setor financeiro.
Constantemente, surgem
novas tecnologias que fazem com que os bancos sejam obrigados a integrá-las
para que não se perca o pulso digital. "A crise financeira provocou um
declínio na fidelidade do cliente. Portanto, torna-se cada vez mais importante
para as instituições financeiras diferenciar-se da concorrência com produtos e
serviços inovadores”, confirma a COO do Grupo GFT, Marika Lulay.
O estudo da GFT “Open
Innovation in the Financial Services Sector – Why and how to take action
(Inovação aberta no setor financeiro – Por que e como agir)” mostra como os
bancos podem integrar a inovação com sua estratégia. O impulso para a mudança
gerada pela inovação aberta não se produz somente dentro da organização, mas
também no exterior dela. Os parceiros externos, como fornecedores ou clientes,
trazem uma nova visão para a inovação. Além disso, eles também têm a vantagem
de se encontrar mais próximos do cliente final, ou seja, suas ideias não estão
limitadas à organização em si.
Neste sentido, o country
managing director da GFT Brasil, Marco Santos, explica que os bancos têm
implementado as novas soluções, entretanto, essas inovações normalmente estão
focadas nas instituições financeiras em si e em seus processos internos. “Na economia
digital, no entanto, os benefícios para os clientes têm que ser mais visíveis.
É hora dos bancos mudarem sua abordagem para Open Innovation”, comenta Santos.
Os exemplos que se
apresentam no estudo para ter êxito no modelo de inovação aberta mostram que as
aplicabilidades desta metodologia são variadas. Estas vão desde o
Crowdsourcing, modelo no qual os consumidores estão envolvidos no
desenvolvimento de produtos e serviços, até o Corporate Venturing, método em
que as empresas investem em startups. As empresas que estão planejando
implementar uma metodologia de inovação aberta devem observar que o método
adotado tem de ser alinhado com a estratégia de negócios. Além disso, para se
beneficiar de inovação aberta, é essencial ouvir e integrar ideias que vêm de
fora da organização. Estudo completo (em inglês):