Estudo do Grupo GFT afirma que Open Innovation é a metodologia-chave para o êxito do setor financeiro na era da economia digital

Bancos e instituições financeiras devem ser abertos a informações externas para criar vantagem competitiva

Um banco que pergunta aos seus clientes em quais pontos deve melhorar e ainda premia as melhores ideias. Outro banco que integra seus próprios funcionários para o desenvolvimento de novos padrões de serviços. Esses são dois exemplos baseados no modelo aberto de inovação. A chave para este método consiste em contar com a experiência e o conhecimento técnico de parceiros externos, aponta estudo do Grupo GFT, fornecedor global de soluções e serviços de Tecnologia da Informação (TI) para o setor financeiro.
Constantemente, surgem novas tecnologias que fazem com que os bancos sejam obrigados a integrá-las para que não se perca o pulso digital. "A crise financeira provocou um declínio na fidelidade do cliente. Portanto, torna-se cada vez mais importante para as instituições financeiras diferenciar-se da concorrência com produtos e serviços inovadores”, confirma a COO do Grupo GFT, Marika Lulay.
O estudo da GFT “Open Innovation in the Financial Services Sector – Why and how to take action (Inovação aberta no setor financeiro – Por que e como agir)” mostra como os bancos podem integrar a inovação com sua estratégia. O impulso para a mudança gerada pela inovação aberta não se produz somente dentro da organização, mas também no exterior dela. Os parceiros externos, como fornecedores ou clientes, trazem uma nova visão para a inovação. Além disso, eles também têm a vantagem de se encontrar mais próximos do cliente final, ou seja, suas ideias não estão limitadas à organização em si.
Neste sentido, o country managing director da GFT Brasil, Marco Santos, explica que os bancos têm implementado as novas soluções, entretanto, essas inovações normalmente estão focadas nas instituições financeiras em si e em seus processos internos. “Na economia digital, no entanto, os benefícios para os clientes têm que ser mais visíveis. É hora dos bancos mudarem sua abordagem para Open Innovation”, comenta Santos.
Os exemplos que se apresentam no estudo para ter êxito no modelo de inovação aberta mostram que as aplicabilidades desta metodologia são variadas. Estas vão desde o Crowdsourcing, modelo no qual os consumidores estão envolvidos no desenvolvimento de produtos e serviços, até o Corporate Venturing, método em que as empresas investem em startups. As empresas que estão planejando implementar uma metodologia de inovação aberta devem observar que o método adotado tem de ser alinhado com a estratégia de negócios. Além disso, para se beneficiar de inovação aberta, é essencial ouvir e integrar ideias que vêm de fora da organização. Estudo completo (em inglês):