GFT Group adquire a Rule Financial, empresa britânica de consultoria empresarial e de TI

Provedor de soluções de TI para o setor financeiro fortalece sua presença em bancos de investimento no Reino Unido e na América do Norte

São Paulo, 26 de junho de 2014 – O Grupo GFT, através da sua filial GFT UK, anuncia o contrato de aquisição da empresa Rule Financial Limited, com sede no Reino Unido. As duas empresas concordaram em não divulgar o valor da compra. Ao realizar esta transação, o Grupo GFT fortalece ainda mais a sua posição como um dos principais fornecedores de soluções e de serviços de TI para o setor financeiro na Europa e na América do Norte.
O Grupo GFT está presente no Reino Unido desde 2000 e nos EUA desde 2008, através de suas filiais. A Rule Financial, fundada em 1997, fornece serviços a bancos de investimento nos dois países, assim como no resto da Europa Ocidental e da América do Norte. Seus principais focos de negócios são consultoria empresarial, consultoria em TI e o fornecimento de serviços e soluções de TI. Entre os clientes da Rule Financial incluem-se nove dos dez principais bancos de investimento de todo o mundo. Durante 2013, a empresa, que conta com mais de 660 funcionários, alcançou um volume de vendas de 60 milhões de euros, tendo obtido um resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA) de 2,71 milhões de euros e um resultado antes de impostos (EBT) de 1,56 milhões de euros.
No setor de tecnologia, o Grupo GFT é uma das poucas empresas familiares com cotação na bolsa e com fortes raízes na Alemanha. Com a aquisição da Rule Financial, a companhia fortalece sua posição no segmento de investment banking, que está em franco crescimento. "Criamos as condições para um crescimento orgânico mais acelerado. Através da união de nossa gama de serviços, estamos aptos a oferecer a nossos clientes um leque de soluções ainda mais abrangente, no qual se incluem especialistas e consultores de TI. Ou seja, esta aquisição é claramente vantajosa para ambas as empresas. Juntos queremos, enquanto parceiros inovadores e com uma oferta de serviços ainda maior, ajudar a moldar o futuro do setor", afirma Ulrich Dietz, CEO Global do Grupo GFT.
A unidade de negócio GFT, que pertence ao Grupo GFT, disponibiliza soluções de TI para o setor financeiro. Este, por sua vez, subdivide-se em bancos comerciais e em bancos de investimento. Nos últimos anos, a área registou um crescimento acima da média em seus negócios com bancos de investimento. Com a aquisição da Rule Financial, a GFT está agora igualmente posicionada em ambos os setores.
"Continuamos a registar um grande potencial de crescimento no setor de investment banking. Os exigentes requisitos de regulamentação no Reino Unido e nos EUA têm obrigado as empresas a adaptarem seus processos e sistemas de TI. Nós, enquanto seus parceiros, estamos prontos a ajudá-los. Sendo uma entidade empregadora atraente, contamos com especialistas altamente qualificados, e que, por meio de métodos e a tecnologias inovadoras, garantimos uma implementação com excelente qualidade e dentro do prazo de projetos de TI”, explica Marika Lulay, COO do Grupo GFT.
Sediada em Londres, a Rule Financial conta com 250 consultores de negócios e de TI, 80 colaboradores em Nova Iorque, Boston e Toronto, além de 480 programadores na Polônia, Espanha e Costa Rica, que complementarão mais de 1400 especialistas dos centros de desenvolvimento GFT, localizados na Espanha e no Brasil. "Graças à expansão de nossas capacidades nearshore, estamos aptos a garantir que nossos clientes tenham implementações de projetos de TI mais rápidos e ao menor custo. Tudo dentro dos respectivos fusos horários dos clientes”, comenta Marika. Com a aquisição da Rule Financial, o número de funcionários do Grupo GFT deve aumentar para cerca de 3 mil.
De acordo com Chris Potts, CEO da Rule Financial, havia muitos interessados na aquisição da empresa, entretanto, o conselho administrativo logo percebeu que a GFT era a melhor opção para eles. “A localização dos nossos escritórios, nossas capacidades nearshore, relações com os clientes, propostas de soluções e estrutura organizacional são elementos que se encaixam perfeitamente, além de multiplicar as nossas oportunidades. Esta transação fundamenta-se claramente no crescimento em todas as áreas, que irá beneficiar todos os colaboradores", complementa Potts.
Com esta aquisição, o Grupo GFT prevê receitas adicionais de cerca de 42 milhões de euros no segundo semestre de 2014. O que significa que, o volume de vendas do GFT Group estimado para o exercício do ano de 2014, deverá aumentar para 352 milhões de euros.