Tendência: Distribuidores atacadistas estendem suas estruturas para atender demandas de operações logísticas


Empresa de Tecnologia da Informação especializada no setor logístico aponta o fenômeno da terceirização de operações logísticas realizada por distribuidores atacadistas em períodos de sazonalidade

O produto pronto sai da fábrica e é encaminhado ao distribuidor atacadista, que, por sua vez, vende o produto a um varejista. Esse é core business de uma operação de distribuição. Por outro lado, os operadores logísticos prestam serviços de armazenagem para terceiros em suas próprias estruturas. Ambos possuem a mesma estrutura física, mas somente o operador logístico tem as ferramentas sistêmicas que geram os dados do cliente em tempo real.
Pensando em apoiar uma tendência em voga, em que os distribuidores atacadistas rentabilizam seus espaços nos períodos de sazonalidade, fazendo a armazenagem para terceiros, a Store Automação, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor logístico, passa a apoiar esse movimento fornecendo a oferta de seu software de gestão de armazéns (WMS, do inglês, Warehouse Management System) ao segmento de distribuição, alavancando a criação de uma nova estratégia empresarial e, consequentemente, gerando uma nova receita para o setor em seus negócios.
“Com nossa solução, os distribuidores terão à disposição mais de 50 regras de cobrança de serviços de armazenagem, como paletes recebidos e armazenados, endereços ocupados, unidades expedidas, entre outras”, explica Marcelo Pace, executivo de contas da Store Automação.
Segundo Pace, o setor está aquecido para as empresas distribuidoras que desejam aproveitar seu espaço para desenvolver novas frentes de atuação. “O mercado está cada vez mais competitivo e, com os custos altíssimos do metro quadrado de espaços físicos, os atacadistas distribuidores têm toda a estrutura para oferecer o mesmo serviço dos operadores logísticos às indústrias e empresas que necessitam armazenar seus produtos. Basta apenas investir em ferramentas sistêmicas”, complementa o executivo.
Segundo dados do Gartner, a implementação de uma solução de WMS permite que se obtenha de 10% a 20% de aumento na utilização do espaço do armazém, 99,5% de acuracidade do inventário e entre 20% e 40% de redução ou realocação de mão de obra.

“Nossa expertise de mais de 20 anos em implementações de sistemas WMS nos deu condições de vivenciar cenários que comprometem a produtividade na gestão de estoque. Sob este aspecto, desenvolvemos uma ferramenta que pode ajudar às empresas na maximização da produtividade em atividades de gestão de estoques, o que resulta em menores custos na armazenagem de produtos, além da otimização substancial do uso de recursos, transformando distribuidores em operadores logísticos durante os períodos de baixa armazenagem”, finaliza Wagner Tadeu Rodrigues, presidente da Store Automação.