Estra Engenharia adota tecnologia BIM com consultoria do Construtivo para projetos da CPTM

Companhia de engenharia voltada a projetos de infraestrutura civis inova seu modelo de atuação com adoção do modelo BIM para simulações do planejamento da construção das estações Belval e Silveira

Com o objetivo de conduzir o projeto executivo de ampliação do corpo de duas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em Barueri, a partir do modelo BIM (Building Information Modeling), a Estra Engenharia contratou a ConstruBIM, empresa especializada em soluções para a gestão de projetos de engenharia do Grupo Construtivo, para fornecer um apoio consultivo completo na implementação desta tecnologia, incluindo desde treinamento e consultoria, até a modelagem dos processos.
Com objetivo de buscar os benefícios do processo BIM, mas sem especialização para coordenar o serviço com sucesso, a Estra entendeu que precisava de um parceiro para assegurar os impactos positivos que o BIM proporciona. A escolha por uma empresa do Construtivo se deu pela parceria iniciada há mais de 15 anos nos trabalhos de utilização do software Colaborativo, assim como pela experiência da fornecedora na implementação e fomentação da iniciativa BIM no Brasil, tendo, inclusive, lançado recentemente seu Núcleo especializado na modalidade com aporte de R$ 300 mil.
“Por ser uma tecnologia nova, os principais clientes têm exigido a aplicação desta metodologia em projetos e obras, tanto no setor público quanto privado. Porém, existem muitas distorções na sua interpretação. E, a ConstruBIM nos alicerça justamente nestes pontos, apresentando-nos as vantagens que a tecnologia oferece nos períodos de projeto, construção e manutenção”, explica o sócio diretor da Estra, José Carlos Simão.
Com um apoio diferenciado, a ConstruBIM está viabilizando à Estra os reais benefícios do BIM, o que inclui a potencialização da produtividade dos profissionais, diminuição dos erros nos projetos, mitigação de perdas, geração de orçamentos mais precisos, prazos curtos e redução nos custos da construção. O BIM é uma tecnologia que permite fazer projetos concomitantes, abrangendo desenvolvimento de arquitetura, estrutura e instalações.
“A ideia no uso desta metodologia é permitir que o desenvolvimento simultâneo nas várias especialidades, reduzindo o número de interferências existentes durante a produção”, explica Simão sobre a característica que o sistema tem de se encarregar na identificação das divergências entre as especialidades a partir da modelagem 4D, na qual a realização de análises de interferências ocorre de maneira tridimensional e automatizada, são atividades que levam a uma substancial redução de risco.
  “A estrutura e arquitetura muitas vezes têm conflitos facilmente administrados por um sistema dessa natureza. A existência de uma biblioteca baseada nas exigências do cliente permite a agilidade e redução do número de conflitos”, explica o presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro.
A primeira etapa da introdução do sistema na empresa foi realizada através do planejamento e elaboração do treinamento geral com toda equipe. Atualmente, o Construtivo apoia a Estra no desenvolvimento de projetos específicos para a entrega do plano executivo a CPTM, que deverá ser concluído até o fim de 2014. “Neste momento temos tido uma assistência que não se prende somente aos horários e datas programadas, mas que nos socorre na medida em que os serviços são demandados. A adoção do BIM permitirá eficientizar o trabalho dos engenheiros, agregando qualidade, menor custo de produção e confiabilidade de cronogramas”, finaliza Simão.