Gerenciamento de Big Data é considerado um fator fundamental
para o sucesso ou o fracasso da competitividade dos bancos
A GFT, uma das principais
fornecedoras de soluções de TI do mundo para a indústria de serviços
financeiros, publicou hoje um estudo sobre os desafios que o Big Data enfrenta
nos setores de serviços financeiros corporativos, de varejo, institucional e de
seguros. No geral, o estudo conclui que a gestão, a triagem e a melhoria da
qualidade global dos dados corporativos e de clientes, bem como o atendimento
às crescentes exigências regulatórias, são prioridades para as empresas de
serviços financeiros.
O GFT Blue Paper,
intitulado "Big Data – Uncovering Hidden Business Value in the Financial
Services Industry (Big Data - Descobrindo o valor comercial oculto na indústria
de serviços financeiros)", orienta as empresas através das oportunidades,
exigências e desafios e examina como a indústria de serviços financeiros deve
considerar não apenas a adoção de novas tecnologias, mas também novos usos,
processos e novas habilidades.
Para qualquer banco, a
abordagem de dados pode parecer um desafio gigantesco. Pensando nisso, o estudo
oferece sugestões sobre como e onde começar, incluindo valiosas dicas para
ajudar as empresas a assegurarem que seu primeiro projeto de Big Data seja um
sucesso. O estudo leva em consideração como as tecnologias de Big Data permitem
uma análise de dados melhor e mais ampla através do marketing
event-driven (EDM) e customer-centric, melhor detecção de fraude, melhor
cálculo de risco e as eficiências operacionais.
Marika Lulay, Chief
Operating Officer da GFT afirma que "as instituições de serviços
financeiros têm de inovar para atenderem às necessidades de mudança cada vez
mais exigentes de seus clientes de varejo, institucionais e corporativos. Em um
mercado altamente competitivo, as empresas devem ser capazes de gerenciar seus
dados e desenvolver novos produtos e serviços, antecipando as necessidades
futuras dos clientes".
Karl Rieder, consultor
executivo da GFT e co-autor do Blue Paper acrescenta que as empresas de varejo
e institucionais estão procurando melhor gerenciar seus dados a fim de extrair
visão de negócios, reduzir custos e modernizar operações de back office. “Uma
vasta gama de oportunidades estão prontas para o aperfeiçoamento, desde a
obtenção de cliente, melhores cálculos de oferta e uma melhor interação com os
clientes em bancos de varejo, consolidação de dados comerciais, análise,
monitoramento de riscos, atendimento aos requisitos regulamentares dos bancos
de investimento, cálculo do seguro, engajamento do consumidor e detecção de
fraudes no setor de seguros”, afirma ele.
A possibilidade de
aumentar a eficiência de TI é importante em todos os setores, sobretudo tendo
em conta as taxas de aceleração na qual os dados são produzidos e as novas
fontes de dados são incorporadas. “A questão é qual seria a melhor maneira de
começar. Nosso estudo irá ajudar as empresas a impulsionar e focar seus
programas de big data”, finaliza o Country Managing Director da GFT Brasil,
Marco Santos.
Estudo completo disponível em: http://www.gft.com/br/pt/index/servicos_de_TI/perspectivas/bigdata_bluepaper.html