MaxQualy consolida importante crescimento com apoio tecnológico da PC Sistemas

A fim de expandir sua atuação, distribuidora de cosméticos alcança nível elevado quanto às melhores práticas nas suas operações e, com isso, impulsiona os seus negócios de forma efetiva através do amparo da companhia líder no mercado atacado distribuidor

Focada na distribuição de cosméticos para varejistas em todo o Estado de São Paulo, a MaxQualy tem uma carteira de mais de 7,5 mil clientes e comercializa um leque composto por, aproximadamente, três mil produtos. São 47 colaboradores na área comercial externa, responsáveis pela venda direta das mercadorias, e mais de 15 anos de experiência, fechando 2013 com um faturamento de 25 milhões de reais. Os números são expressivos e, para garantir o perfeito funcionamento desta engrenagem, sem desequilibrar nenhuma das suas áreas e processos, a companhia apostou em tecnologias que suportassem e, de fato, apoiassem toda a sua operação. Não bastariam ser eficientes, teriam que ser especializadas no seu setor de atuação.
“A indicação veio de um parceiro do mesmo segmento e, após a apresentação do que encontraríamos nas soluções da PC Sistemas, já tivemos a certeza de que iniciaríamos uma fase de importantes mudanças nas nossas rotinas para impulsionar, verdadeiramente, os nossos negócios. Os resultados desta iniciativa traduzem-se em uma perspectiva de dobrarmos o nosso crescimento anual com o uso das tecnologias”, explica Walter Filho, diretor da MaxQualy.
O primeiro passo, com a implementação do WinThor, software de gestão fornecido pela PC Sistemas, líder no mercado atacado distribuidor e especializada há 28 anos em toda a cadeia de abastecimento, foi reestruturar todo o processo de faturamento das mercadorias. Como resultado de um estudo junto às empresas para determinar as operações mais indicadas para o setor, o ERP (Enterprise Resource Planning) estabeleceu uma nova forma para a MaxQualy acompanhar e gerenciar os seus pedidos, desde o trânsito interno até a entrega final ao cliente.
Com o WinThor, a emissão da nota fiscal ocorre, apenas, após a separação do item. Assim, em casos de divergência entre o que há em estoque e o que foi informado no pedido, não será necessário cancelar a nota, evitando problemas fiscais para a empresa.
A partir deste novo procedimento, a MaxQualy eliminou 100% do cancelamento de notas fiscais, ganhou agilidade, aumentou a sua produtividade e, através de um controle de ruptura de estoque eficiente, diminuiu em 80% o retrabalho para corrigir falhas. Além disso, o número de pedidos realizados por dia também teve um aumento expressivo, de 100, passaram para 150, impulsionando as vendas e a sua capacidade de atendimento. “O WinThor mudou o nosso processo interno e nos mostrou a maneira certa de conduzir as nossas operações. Mais do que um software de gestão, encontramos um serviço de consultoria para os nossos negócios”, complementa Filho.
O módulo Plano de Voo também foi implementado pela MaxQualy e despertou o interesse da empresa. A ferramenta proporciona ao empresário acesso a todos os indicadores de desempenho da companhia através de informações gerenciais, como faturamento, lucratividade, evolução do patrimônio, fluxos de caixa, demonstração de resultados e curvas ABC de estoque. Tudo para garantir a perfeita gestão dos negócios.
Através da rotina de Resultado de Lucratividade, disponível no módulo, a mais utilizada pela MaxQualy, a companhia consegue ter uma visão extremamente analítica sobre os resultados de toda a empresa, podendo, inclusive, ser individualizados de acordo com o interesse naquele exato momento. Com a análise em mãos, seja por região, vendedor ou cliente, o gestor consegue identificar onde estão os processos que precisam ser melhorados, focando os seus esforços para intensificar um ponto específico de toda a sua operação.
Outra funcionalidade do Plano de Voo de grande importância para a manutenção da saúde financeira da MaxQualy é a rotina de Balancete Patrimonial. A ferramenta compila resultados analíticos sobre o lucro em reais que a empresa vem consolidando, apontando as despesas relatadas, as receitas e o capital de giro de forma precisa e evolutiva.
O objetivo da PC Sistemas é apoiar a MaxQualy para que ela esteja em total conformidade fiscal e dentro das melhores práticas para os seus processos internos, formatando o modelo ideal de trabalho em função do crescimento real dos seus negócios. Neste contexto, a companhia parametriza e configura o WinThor com padrões de informações que devem ser seguidos ao longo de todas as suas operações. Se algum índice sair da métrica estabelecida, o sistema, automaticamente, alerta o gestor de que algo está fora da regra, para que ele possa atuar da maneira mais indicada para corrigir o processo em questão.
No quesito fiscal, o WinThor, por ser atualizado e homologado pela Secretaria da Fazenda, minimiza o risco em quase zero da MaxQualy sofrer qualquer tipo de autuação tributária. “Não contratamos apenas uma solução tecnológica, também temos uma consultoria sobre como trabalhar. Se fugirmos do que o sistema propõe, estaremos atuando de forma errada, o que, certamente, nos acarretaria em problemas mais para frente. Por isso, seguimos às riscas as recomendações e padrões que o ERP estabelece”, resume o diretor da MaxQualy.
Ademar Alves, diretor comercial da PC Sistemas, ressalta a importância de fazer da tecnologia um verdadeiro apoio para sustentar e balizar os processos das empresas.
“O setor atacado distribuidor tem rotinas específicas, que merecem a nossa atenção e especialização. Nosso objetivo é, assim como na MaxQualy, fomentar um crescimento sustentável dos negócios nas empresas. Ficamos contentes com depoimentos tão positivos e construtivos. Isso nos mostra que estamos no caminho certo para apoiar os nossos clientes de maneira efetiva e sólida”, finaliza Ademar.
Com os seus processos internos em perfeita sintonia e execução, a MaxQualy atentou-se também para as suas rotinas de vendas em campo, que acontecem através dos seus vendedores, coordenadores, demonstradores e promotores de vendas. A Máxima Sistemas, parceira tecnológica da PC Sistemas, veio para complementar a atuação do ERP com ferramentas especializadas na gestão e no desenvolvimento da força de vendas em multiplataformas.

 “A nossa satisfação com as soluções e serviços prestados pela PC e Máxima Sistemas é excelente. Ambas nos atendem de forma completa e agregam inúmeros benefícios à nossa operação que, hoje, já consolida um crescimento muito mais expressivo no mercado, mostrando que temos um diferencial competitivo para aumentarmos, ainda mais, os nossos negócios”, finaliza Filho, que já adiantou sua próxima estratégia de aderir ao sistema WMS (Warehouse Management System), também fornecido pela PC Sistemas.