Sonda IT conquista a certificação MPS.BR

Comprometida com as melhores práticas de mercado, companhia obteve total aprovação aos requisitos da norma através da Divisão que atende o Grupo Petrobras


A Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, acaba de receber a Certificação MPS.BR através da Divisão que atende a Petrobras e fica sediada no Rio de Janeiro. O resultado da avaliação comprova que os processos de software atendem aos critérios do Nível C definido da certificação.
Dentro deste nível, os processos compreendem as disciplinas gerenciais, técnicas de arquitetura e desenvolvimento e garantia de qualidade, definidos a partir do modelo de referência MPS.BR, que é uma iniciativa brasileira lançada em dezembro de 2003, coordenada pela Softex – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, que visa a melhoria de processo de software e serviços em todas as regiões do Brasil, em um intervalo de tempo justo, a um custo razoável.
Para a Sonda IT, a certificação, conquistada por meio da Instituição Avaliadora (IA) ASR Consultoria e Assessoria em Qualidade, tem um caráter estratégico, pois viabiliza a participação em inúmeras licitações e ajuda na consolidação da marca Sonda IT em clientes e projetos. “Na reta final para a certificação, conseguimos enxergar outros inúmeros benefícios, tais como o ganho de produtividade que alcançamos implementando processos de qualidade que evitam retrabalho, amadurecimento das equipes nos processos de engenharia de software, utilização de ferramentas adequadas para gerenciar o ciclo de vida do desenvolvimento e a utilização de ativos para otimizar a construção do software”, avalia João Marcelo Silva Queiroz, diretor de área de negócios da Sonda IT.
O MPS.BR conta com investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e SEBRAE. A primeira meta do programa é técnica, visando a criação e aprimoramento do Modelo MPS a partir de normas internacionais compatíveis com o modelo CMMI, que é baseado nas melhores práticas da engenharia de software e é adequado à realidade tanto das micro, pequenas e médias empresas quanto das grandes organizações privadas e governamentais. A segunda meta é de disseminação do Modelo MPS no mercado, tanto em pequenas e médias empresas (PMEs), como em grandes empresas públicas e privadas.
 
Sobre a Sonda IT no Brasil (www.sondait.com.br)
No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989. Com cinco mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais, que estão presentes em todos os Estados brasileiros, a organização opera através de quatro divisões de negócios: Serviços de TI, SAP, Plataformas e Aplicativos.
Atendendo de ponta a ponta às necessidades de TI de uma empresa, a Sonda IT é reconhecida no Brasil pelo seu modelo consolidado de proposta de soluções que compõem um amplo leque de produtos e serviços integrados.

Através de sua Divisão de Serviços de TI, a companhia detém uma oferta que vai do Data Center e Cloud Empresarial, passando pelo ITO (Information Technology Outsourcing), Full Outsourcing e Projetos de Integração.

Em sua Divisão SAP, a companhia é considerada líder em projetos da tecnologia alemã há mais de 18 anos e está preparada para conduzir implementações em qualquer nível de complexidade ou porte, sendo a maior parceira homologada em vendas de licença SAP e projetos concluídos, assim como é especializada em BPO (Business Process Outsourcing) da tecnologia SAP.

A Sonda IT também se tornou o principal player na América Latina em soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança através de suas ofertas em conjunto com as parceiras Cisco, EMC e VMWare, que compõem o portfólio de sua Divisão de Plataformas.

No universo de aplicações fiscais, disponibilizadas pela Divisão de Aplicativos, a companhia conta com um leque de produtos e serviços de governança e complementares aos ERP´s. Mais de 60% da carga tributária federal do Brasil é processada pelos aplicativos da Sonda IT por meio de aproximadamente 650 grupos empresariais que utilizam a tecnologia.

Sobre a Sonda América Latina (www.sonda.com)
Fundada no Chile em 1974, a Sonda é a maior companhia latino-americana de soluções e serviços de TI. Presente em dez países, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Panamá, a Sonda é considerada a quarta maior corporação de TI presente na América Latina, concorrendo apenas com empresas globais.

Com ampla estrutura, que contempla 62 escritórios, a Sonda reúne o maior portfólio de ofertas de Tecnologia da Informação do mercado, o que permite atender de ponta a ponta todas as demanda de TI das empresas. Com mais de 13 mil colaboradores, a Sonda mantém atualmente 5 mil clientes espalhados por toda a América Latina. A companhia negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile).



Informações para imprensa - IMAGE Comunicação - Fone: (11) 5072-9960