Amaggi Energia escolhe Construtivo para os projetos das suas centrais hidrelétricas

Tecnologia de colaboração realiza a gestão do trâmite de informações durante a validação e o acompanhamento de todos os documentos e especificações dentro dos empreendimentos da companhia

Para atender à necessidade de maior interação e controle quanto à tramitação de documentos que passam por uma série de aprovações dentro de cada projeto, a Amaggi ouviu recomendações de parceiros no mercado e decidiu pela adoção do sistema Colaborativo, fornecido pelo especialista em soluções para a gestão de projetos de engenharia, o Construtivo. O contrato inicial contempla a Amaggi Energia, voltada para investimentos em energia renovável, não poluente e de baixo impacto ambiental.
Uma das quatro unidades de negócios da companhia, que também atua no setor de Comoddities, Agro e Navegação, além da Fundação André e Lúcia Maggi, focada no desenvolvimento de trabalhos sociais, a Amaggi Energia administra cinco pequenas centrais hidrelétricas, ou PCHs. Todas estão localizadas em Mato Grosso e, juntas, têm potência instalada de, aproximadamente, 70MW. E é nesta área específica que o software de colaboração está apoiando a companhia para uma correta organização e gestão de todas as informações geradas, que envolvem a aprovação e o desenvolvimento dos projetos executivos dos desenhos e das especificações do empreendimento.
Com a tecnologia, é possível realizar a análise do layout dos projetos para verificar se tudo está dentro das conformidades exigidas. Além disso, com um alto fluxo de informações e fornecedores envolvidos, o Colaborativo torna-se um diferencial para se obter a real gestão dos dados, com garantias de rastreabilidade e alertas enviados sempre que houver novas inserções no projeto.
Como um sistema de colaboração, a ferramenta permite que haja a perfeita interação e modificações no projeto por parte de todos os envolvidos. Tudo fica registrado, informando a data e o responsável pela atualização, garantindo a identificação do autor sempre que necessário e a certeza de que o projeto utilizado segue a versão mais recente. Todas essas informações podem ser visualizadas em qualquer hora e local, uma vez que estão armazenadas no Data Center do Construtivo e, com isso, disponibilizadas na nuvem, através de acesso por login e senha.
"O Construtivo nos atende amplamente para o perfeito gerenciamento do fluxo das nossas informações. De fato, a ferramenta agrega valor aos nossos negócios através das suas funcionalidades e da total segurança no serviço prestado, o que também inclui uma equipe de suporte eficiente e ágil. Estamos totalmente satisfeitos e já em processo de contratarmos a solução para as outras áreas da empresa", comenta Marcílio Souza, engenheiro da Amaggi.
Os principais benefícios obtidos com a solução estão balizados sob dois pilares interligados: tempo e finanças. Com o Colaborativo, a Amaggi ganhou agilidade na validação dos projetos e na exclusão de uma interface para o envio e o recebimento de documentos. Mesmo que o projeto, antes, fosse enviado por e-mail de um fornecedor ao outro, não existiam registros formalizados de que o documento, de fato, havia chegado ao seu destino, o que implicava em confusões entre as empresas e maior tempo para este trâmite. Agora, porém, como todas as atualizações são inseridas diretamente no software de colaboração, tem-se a absoluta certeza de que elas estão registradas e, ao fim de uma modificação, o sistema, automaticamente, envia um alerta ao próximo responsável por validar esta nova etapa.
Quanto ao segundo pilar, finanças, a solução proporcionou à companhia a redução de aditivos gastos para rastrear a informação sempre que um fornecedor alegava não ter recebido um documento. O Colaborativo garante que todos os dados necessários para a condução do projeto foram, realmente, enviados ao fornecedor. Outro ponto importante sob a ótica das finanças, é em relação ao acréscimo de prazos e custos que poderiam ser solicitados pelos fornecedores à Amaggi. O fornecedor poderia cobrar valores da companhia por causa de impactos no projeto efetuados por outros parceiros. Com a rastreabilidade que o sistema propicia, é possível verificar se o desenho foi revisado apenas posteriormente, ou se a falha foi da empresa que solicitou maior prazo e outros custos, identificando quem, de fato, cometeu o erro e, assim, desonerando a Amaggi de ter que realizar mais investimentos.
"A nossa solução foi especialmente desenhada para atender às necessidades do setor de engenharia e construção. A Amaggi é um importante cliente que, há mais de dois anos, utiliza o Colaborativo como uma ferramenta de segurança na gestão do trâmite das suas informações e processos", finaliza Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo.
Fundada em 1977, a Amaggi está presente em todas as regiões do Brasil, além da Argentina, Paraguai, Holanda, Noruega e Suíça. Todos os seus empreendimentos são conduzidos por sérios critérios de responsabilidade socioambiental. Na execução dos projetos, a companhia segue, com rigor, a legislação ambiental e adota o Programa Básico Ambiental (PBA), que garante a máxima proteção à biodiversidade. Além disso, a companhia realiza todas as medidas preventivas para mitigar os impactos ambientais nas diferentes etapas de construção e operação das PCHs.