Como parte de uma
intensa expansão da sua atuação no mercado, distribuidora de cosméticos para
toda a Grande São Paulo adota soluções de mobilidade para potencializar a sua
força de vendas e alcançar importantes resultados
De olho na eficiência de
suas rotinas de vendas em campo, a MaxQualy, empresa especializada na
distribuição de cosméticos para varejistas em todo o Estado de São Paulo,
presente há 15 anos no mercado, buscou na tecnologia o suporte necessário para
garantir sua posição no mercado.
Com uma linha de produtos
comercializados que soma, aproximadamente, três mil itens, e uma carteira de
mais de 7,5 mil clientes, a MaxQualy viu na Máxima Sistemas, companhia
focada em logística e em tecnologias móveis para a gestão e o desenvolvimento
de força de vendas em multiplataformas, o braço que faltava para apoiar a atuação
da distribuidora no mercado.
Visando garantir o
perfeito funcionamento da sua engrenagem de vendas, que é suportada por 47
colaboradores da área comercial, e manter um crescimento equilibrado, medida
que resultou no faturamento de 25 milhões de reais em 2013, a MaxQualy apostou
em tecnologias que suportassem e, de fato, aumentassem o seu potencial de
vendas sem afetar nenhuma de suas áreas e processos.
Atentando-se para suas
rotinas de vendas em campo, que acontecem através dos seus vendedores,
coordenadores, demonstradores e promotores de vendas, a MaxQualy adotou o
Pedido de Vendas da Máxima, solução embarcada nos tablets utilizados pelos
profissionais em campo, que fornece todas as informações necessárias enquanto o
vendedor está em visita externa, como o histórico de compras, os produtos mais
vendidos, as datas das transações e as pendências financeiras de cada cliente.
Tudo fica disponível para
que o colaborador possa atuar da forma mais efetiva possível para consolidar as
suas vendas. Além disso, o tablet de cada vendedor contém as suas metas,
carteira de clientes por região e a sua evolução diária, com o demonstrativo do
quanto falta para atingir a sua quota de vendas mensais.
A tecnologia atua como uma
grande aliada ao time em campo que, além de ter um poder de negociação muito
maior, também passa a ter noções reais sobre o seu trabalho, com resultados
individuais sobre todas as ações executadas. Os benefícios, além da grande
otimização das rotinas, também aparecem na economia de tempo e em um atendimento
mais qualificado e dinâmico para o cliente.
O Pedido de Vendas é 100%
integrado ao WinThor, software de gestão empresarial (ERP) fornecido pela PC
Sistemas, parceira da Máxima. Juntas, as tecnologias permitem que a MaxQualy
obtenha todas as informações geradas de forma totalmente seguras, ocorrendo de
acordo com o que, de fato, já foi apurado pelo sistema de gestão. Com isso, uma
venda efetivada às 10h da manhã é, automaticamente, informada pelo Pedido de
Vendas ao ERP, que, por sua vez, inicia a expedição do produto para a emissão
da nota fiscal e a entrega da mercadoria já no dia seguinte. Fato que, sem o
apoio de tecnologias que não necessitam de interface para uma perfeita
comunicação, seria impossível. As soluções se complementam para garantir que
haja a melhor execução dos processos.
A Máxima Sistemas também
foi responsável por implementar o Portal Executivo, sistema online de gestão da
força de vendas em tempo real. A tecnologia possibilita ao coordenador das
equipes uma visão geral e analítica de cada vendedor, detalhando todas as
informações do que foi realizado, ou não. Isso permite ao gerente atuar de
maneira mais próxima com o seu time externo, e, após detectar o que, de fato,
ocasionou redução nas vendas, focar um apoio maior a determinado vendedor.
“A nossa satisfação com as
soluções e serviços prestados pela Máxima Sistemas é excelente. A companhia nos
atende de forma completa e agregada com inúmeros benefícios à nossa operação
que, hoje, já consolida um crescimento muito mais expressivo no mercado,
mostrando que temos um diferencial competitivo para aumentarmos, ainda mais, os
nossos negócios”, comenta Walter Filho, diretor da MaxQualy.
Gustavo Ragonesi, gestor
comercial da Máxima Sistemas, ressalta que não basta ser eficiente, é preciso
ser especializado no setor de atuação do cliente para poder sustentar e balizar
seus processos. “Nosso foco é proporcionar às empresas um crescimento sustentável
em seus negócios, servindo de apoio para a consolidação dos objetivos das
organizações. Obter um respaldo como o da MaxQualy, que comprova a efetividade
de nossas ferramentas, nos mostra que de fato estamos no caminho certo”,
finaliza Ragonesi.