por
Rodrigo Recchia*
Cada vez mais, as
organizações estão buscando soluções tecnológicas integradas, que atendam às
suas necessidades operacionais e estratégicas.
As soluções de Warehouse
Management System (WMS) oferecem todo o dinamismo para operações logísticas
dentro de um Armazém Geral ou Centro Distribuição. Já as ferramentas de
Business Intelligence (BI) podem oferecer informações consolidadas relativas
aos mais diversos indicadores de desempenhos.
Dentro deste contexto,
qual seria a principal vantagem da utilização da união destas duas ferramentas?
A resposta é mais simples do que imaginamos. A direção e a alta gerência destas
empresas nem sempre podem acompanhar o seu dia a dia, e ainda, muitas vezes, há
uma separação física entre o setor operacional e o setor administrativo.
O BI vem ao encontro desta
necessidade da alta gerência em obter informações consistentes, confiáveis e,
de forma instantânea, proporcionando uma visão geral da produtividade diária de
um armazém e extraindo indicadores estratégicos de forma periódica, referente a
custos, prazos, qualidade e à satisfação do cliente final.
Outro benefício importante
da implementação do conceito de BI é a eliminação de extensos relatórios de
difícil compreensão, tornando-se, assim, quase nula a alocação de funcionários
para sintetizar estas informações aos seus gerentes, processo este que se torna
moroso e sujeito a erros.
Desse modo, as informações
consolidadas, provenientes de uma ferramenta de BI, oferecem a estes executivos
as informações necessárias para a tomada de decisão com confiabilidade e
rapidez, exigências imprescindíveis em razão da competitividade presente neste
moderno mercado global.
Por todos estes fatores,
vemos como as ferramentas de BI integradas aos softwares WMS se complementam e
fortalecem o poder operacional, decisório e estratégico de uma empresa.