Accenture, EnBW e TRUMPF são os novos parceiros do concurso de inovação CODE_n

Novas alianças ajudam a promover o concurso para startups criado pelo Grupo GFT

O Code_n, concurso anual de inovação criado pelo Grupo GFT, companhia especializada em projetar e desenvolver soluções de Tecnologia da Informação para o setor financeiro, acaba de expandir seu quadro de parceiros firmando alianças com as empresas Accenture, EnBW e TRUMPF.
O conceito do Code_n, de procurar as startups mais inovadoras do mundo, com o objetivo de juntá-las às empresas já estabelecidas, fornece uma plataforma neutra para que novos modelos de negócios possam atender as indústrias tradicionais e explorar novos potenciais em conjunto, focando na digitalização da economia.
De acordo com o CEO do Grupo GFT e iniciador da CODE_n, Ulrich Dietz, este  é um conceito que funciona. “Nós planejamos ainda continuar por um longo caminho com a CODE_n. Estamos extremamente orgulhosos por todas essas empresas de renome estarem se tornando parceiras comprometidas com o concurso”, afirma o executivo.
Para Frank Riemensperger, managing director da Accenture na Alemanha e vice-presidente da academia de trabalho da  Smart Service Welt, o CODE_n é a plataforma ideal para alavancar a expertise da Smart Service Welt a fim de promover a transformação na economia.  "Entendemos as ideias por trás das startups e a força das indústrias tradicionais. Ao impulsionar “produtos em rede” e  soluções “as-a-service”, temos a oportunidade de abraçar os clientes - ao longo do cordão umbilical digital - desbloqueando assim um enorme potencial de crescimento. As empresas têm muito a ganhar ao estarem abertas a ideias inovadoras de jovens empresários.", explica ele.
A EnBW e a TRUMPF são empresas estabelecidas e estão, atualmente, transformando seus próprios modelos de negócios em preparação para um futuro digital. Uli Huener, que é chefe de gestão de Inovações da a EnBW, Energie Baden-Württemberg AG, uma das maiores empresas de energia da Alemanha, vê a nova parceria com o CODE_n como uma parte lógica. "A indústria de energia global está enfrentando um momento crucial de mudança. A EnBW também vai encontrar o seu curso e desenvolver novas áreas de negócios que só irá acontecer quando conduzidos por inovação. O ímpeto para isso vem tanto de dentro de nossa empresa, quanto do exterior, especialmente de jovens empresários. Sob o manto da CODE_n, podemos trazer as duas fontes de inspiração em conjunto  para o benefício de todas as partes”, comenta Huener.
Para a TRUMPF, pioneira global na indústria hi-tech, que fabrica ferramentas de máquinas, lasers e eletrônicos para aplicações industriais, a motivação para se tornar um parceiro de CODE_n reside no tema central deste ano, que é da Indústria 4.0. O vice-presidente do Conselho de Administração na TRUMPF GmbH + Co. KG, Dr. Peter Leibinger declara: "Queremos fazer um esforço combinado para entrar na economia digital e para nós a Indústruia 4.0 e a Internet das Coisas são diários constituintes do nosso trabalho. Para acelerar os processos de inovação internos, entramos em contato com a inspiração de fora. E, no futuro, também vamos receber isso através do ecossistema CODE_n", explica ele.
Além dos novos parceiros, CeBIT, EY e Salesorce também apoiam a iniciativa CODE_n. De acordo com Mark Smith, sócio diretor da EY, o foco reside em apoiar fundadores de novos negócios durante o processo de transformação. "Empresas novas são  catalisadores de digitalização. Não apenas durante a fase de arranque, mas também durante os primeiros anos ou quando a empresa está entrando no cenário internacional. Tudo isso pode ser como correr numa pista com obstáculos. Trabalhar juntamente com empresas já estabelecidas nem sempre é fácil, levando em consideração todas as diferentes estruturas e práticas de trabalho. Portanto, como empresa de consultoria,  é nosso dever ajudar startups em seu caminho para o crescimento”.
Smith ainda explica que sob o manto da CODE_n é possível trabalhar de forma construtiva em conjunto para melhorar a configuração global de novas empresas na Alemanha e impulsionar este país como um local de negócios para TI. “É por isso que somos parceiros do CODE_n há quatro anos. No CODE_n  vemos como pegar um conceito inicial e o transformá-lo em um verdadeiro modelo de futuro”, discorre o executivo.
A Salesforce está agora em seu segundo ano como um parceiro CODE_n. "Na Salesforce, as startups estão perto de nosso coração. A busca por reinventar-se continuamente e levar as inovações adiante faz parte do nosso DNA, por isso as startups encaixam-se bem com a Salesforce. Queremos construir o maior ecossistema de inovação possível e nossas soluções de cloud computing podem ajudar empresas novas e já estabelecidas a  trilhar o caminho para um futuro digital. Nós convivemos com empresas startups e parceiros de negócios já estabelecidos na CODE_n. É um lugar onde podemos tanto discutir novos modelos de negócios em conjunto quanto fornecer apoio real. Também estamos trabalhando com muitos de nossos clientes na transformação para Indústria 4.0 e não podemos esperar para ver as soluções que as startups apresentarão no CODE_n”, comenta Joachim Schreiner, vice-presidente Senior da Salesforce.
A CeBIT forneceu uma arena para os modelos de negócios inovadores de 50 finalistas CODE_n desde o início. O chefe da CeBIT no Deutsche Messe, Oliver Frese,  comenta que “quando o CODE_n aparece na CeBIT, ela realmente puxa as multidões. Só em 2014, havia vários milhares de visitantes para os 5 mil metros quadrados ocupados no Hall 16 da feira. O tema da CeBIT 2015 – d!conomy  -  está totalmente em sintonia com a tendência de digitalização e seu impacto na economia e na sociedade como um todo . É uma mega tendência e vai manter-nos ocupados nos próximos anos. A CeBIT e o CODE_n deveriam ditar o ritmo do desenvolvimento e ser uma fonte de inspiração para todos os setores da indústria”, pontua Frese.
É precisamente nisso que a CODE_n se transformou: um ecossistema global para pioneiros digitais. O concurso foi aprimorado e hoje tem a CODE_n CONTEST, uma plataforma digital que viabiliza network para empresas jovens e já estabelecidas através dos SPACES, que oferecem uma oportunidade para startups e departamentos de inovação em empresas para trabalhar em conjunto em projetos orientados para o futuro em ambiente inovador e por meio de EVENTS, que fomenta um palco regular para eventos inspiradores para empresários, inovadores e investidores. Para se inscrever na plataforma para projetos a serem desenvolvidos em 2015, basta acessar connect.code-n.org. A data de encerramento de inscrições é 14 de dezembro de 2014.

"Quando a primeira onda de startups teve início há 15 anos, as pessoas diziam que a nova economia iria rapidamente tomar o lugar da velha economia. Houve uma falha fundamental nesta construção antagônica, com consequências que agora entendemos. Aqui e agora, o novo e o velho têm que coexistir. Temos que construir a partir de tais pontos fortes: é nosso núcleo industrial. As startups vêm como um sopro de ar fresco, de modo que as empresas estabelecidas têm de içar a vela para pegar impulso e rumar em direção ao futuro digital. Com CODE_n e nossos parceiros,  nosso objetivo é ajudar nesse processo”, finaliza o regional managing director Latam do Grupo GFT, Marco Santos.