Novas alianças ajudam a promover o
concurso para startups criado pelo Grupo GFT
O
Code_n, concurso anual de inovação criado pelo Grupo GFT, companhia
especializada em projetar e desenvolver soluções de Tecnologia da Informação
para o setor financeiro, acaba de expandir seu quadro de parceiros firmando
alianças com as empresas Accenture, EnBW e TRUMPF.
O
conceito do Code_n, de procurar as startups mais inovadoras do mundo, com
o objetivo de juntá-las às empresas já estabelecidas, fornece uma plataforma
neutra para que novos modelos de negócios possam atender as indústrias
tradicionais e explorar novos potenciais em conjunto, focando na digitalização
da economia.
De
acordo com o CEO do Grupo GFT e iniciador da CODE_n, Ulrich Dietz,
este é um conceito que funciona. “Nós planejamos ainda continuar por
um longo caminho com a CODE_n. Estamos extremamente orgulhosos por
todas essas empresas de renome estarem se tornando parceiras comprometidas
com o concurso”, afirma o executivo.
Para
Frank Riemensperger, managing director da Accenture na
Alemanha e vice-presidente da academia de trabalho
da Smart Service Welt, o CODE_n é a plataforma
ideal para alavancar a expertise da Smart Service Welt a
fim de promover a transformação na economia. "Entendemos as ideias
por trás das startups e a força das indústrias tradicionais. Ao
impulsionar “produtos em rede” e soluções “as-a-service”, temos a
oportunidade de abraçar os clientes - ao longo do cordão umbilical digital -
desbloqueando assim um enorme potencial de crescimento. As empresas têm muito a
ganhar ao estarem abertas a ideias inovadoras de jovens empresários.",
explica ele.
A
EnBW e a TRUMPF são empresas estabelecidas e estão, atualmente, transformando
seus próprios modelos de negócios em preparação para um futuro digital. Uli
Huener, que é chefe de gestão de Inovações da a EnBW, Energie Baden-Württemberg
AG, uma das maiores empresas de energia da Alemanha, vê a nova parceria com o
CODE_n como uma parte lógica. "A indústria de energia global está
enfrentando um momento crucial de mudança. A EnBW também vai encontrar o seu
curso e desenvolver novas áreas de negócios que só irá acontecer quando
conduzidos por inovação. O ímpeto para isso vem tanto de dentro de nossa
empresa, quanto do exterior, especialmente de jovens empresários. Sob o manto
da CODE_n, podemos trazer as duas fontes de inspiração em conjunto para o
benefício de todas as partes”, comenta Huener.
Para
a TRUMPF, pioneira global na indústria hi-tech, que fabrica ferramentas de
máquinas, lasers e eletrônicos para aplicações industriais, a motivação para se
tornar um parceiro de CODE_n reside no tema central deste ano, que é da
Indústria 4.0. O vice-presidente do Conselho de Administração na TRUMPF GmbH + Co.
KG, Dr. Peter Leibinger declara: "Queremos fazer um esforço combinado para
entrar na economia digital e para nós a Indústruia 4.0 e a Internet das Coisas
são diários constituintes do nosso trabalho. Para acelerar os processos de
inovação internos, entramos em contato com a inspiração de fora. E, no futuro,
também vamos receber isso através do ecossistema CODE_n", explica ele.
Além
dos novos parceiros, CeBIT, EY e Salesorce também apoiam a iniciativa
CODE_n. De acordo com Mark Smith, sócio diretor da EY, o foco reside
em apoiar fundadores de novos negócios durante o processo
de transformação. "Empresas novas são catalisadores de
digitalização. Não apenas durante a fase de arranque, mas também
durante os primeiros anos ou quando a empresa está entrando no
cenário internacional. Tudo isso pode ser como correr numa pista com
obstáculos. Trabalhar juntamente com empresas já estabelecidas nem sempre
é fácil, levando em consideração todas as diferentes estruturas e
práticas de trabalho. Portanto, como empresa de consultoria, é nosso
dever ajudar startups em seu caminho para o crescimento”.
Smith
ainda explica que sob o manto da CODE_n é possível trabalhar de forma
construtiva em conjunto para melhorar a configuração global de novas
empresas na Alemanha e impulsionar este país como um local de negócios
para TI. “É por isso que somos parceiros do CODE_n há quatro anos.
No CODE_n vemos como pegar um conceito inicial e o transformá-lo em
um verdadeiro modelo de futuro”, discorre o executivo.
A
Salesforce está agora em seu segundo ano como um parceiro CODE_n. "Na
Salesforce, as startups estão perto de nosso coração. A busca por reinventar-se
continuamente e levar as inovações adiante faz parte do nosso DNA, por isso as
startups encaixam-se bem com a Salesforce. Queremos construir o maior
ecossistema de inovação possível e nossas soluções de cloud computing podem
ajudar empresas novas e já estabelecidas a trilhar o caminho para um
futuro digital. Nós convivemos com empresas startups e parceiros de negócios já
estabelecidos na CODE_n. É um lugar onde podemos tanto discutir novos modelos
de negócios em conjunto quanto fornecer apoio real. Também estamos trabalhando
com muitos de nossos clientes na transformação para Indústria 4.0 e não podemos
esperar para ver as soluções que as startups apresentarão no CODE_n”, comenta
Joachim Schreiner, vice-presidente Senior da Salesforce.
A
CeBIT forneceu uma arena para os modelos de negócios inovadores de 50
finalistas CODE_n desde o início. O chefe da CeBIT no Deutsche Messe, Oliver
Frese, comenta que “quando o CODE_n aparece na CeBIT, ela realmente puxa
as multidões. Só em 2014, havia vários milhares de visitantes para os 5 mil
metros quadrados ocupados no Hall 16 da feira. O tema da CeBIT 2015 –
d!conomy - está totalmente em sintonia com a tendência de
digitalização e seu impacto na economia e na sociedade como um todo . É uma
mega tendência e vai manter-nos ocupados nos próximos anos. A CeBIT e o CODE_n
deveriam ditar o ritmo do desenvolvimento e ser uma fonte de inspiração para
todos os setores da indústria”, pontua Frese.
É
precisamente nisso que a CODE_n se transformou: um ecossistema global para
pioneiros digitais. O concurso foi aprimorado e hoje tem a CODE_n CONTEST, uma
plataforma digital que viabiliza network para empresas jovens e já
estabelecidas através dos SPACES, que oferecem uma oportunidade para startups e
departamentos de inovação em empresas para trabalhar em conjunto em projetos
orientados para o futuro em ambiente inovador e por meio de EVENTS, que fomenta
um palco regular para eventos inspiradores para empresários, inovadores e
investidores. Para se inscrever na plataforma para projetos a serem
desenvolvidos em 2015, basta acessar connect.code-n.org. A data de encerramento
de inscrições é 14 de dezembro de 2014.
"Quando
a primeira onda de startups teve início há 15 anos, as pessoas diziam que a
nova economia iria rapidamente tomar o lugar da velha economia. Houve uma falha
fundamental nesta construção antagônica, com consequências que agora
entendemos. Aqui e agora, o novo e o velho têm que coexistir. Temos que
construir a partir de tais pontos fortes: é nosso núcleo industrial. As
startups vêm como um sopro de ar fresco, de modo que as empresas estabelecidas
têm de içar a vela para pegar impulso e rumar em direção ao futuro digital. Com
CODE_n e nossos parceiros, nosso objetivo é ajudar nesse processo”,
finaliza o regional managing director Latam do Grupo GFT, Marco Santos.