As 5 melhores empresas de mídia e internet segundo seus stakeholders em 2014

Google lidera mais uma vez o ranking Mais Valor Produzido (MVP) criado pela Dom Strategy Partners, que analisa a interação das companhias com os seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade

O Google, pelo segundo ano consecutivo, foi eleita a empresa que mais gerou valor para os seus públicos-alvo neste ano , de acordo com o ranking MVP 2014 – Mídia e Internet, desenvolvido pela DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa. O objetivo da pesquisa é avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade.
Assim como no ano passado, a multinacional americana figura no topo da listagem com a nota 8,11. Atrás do Google vem TV Globo (7,82), RBS (7,44), e Facebook, que caiu uma posição em relação ao ranking de 2013. Neste ano, empresa de Mark Zuckerberg ocupa o quarto lugar, com 7,31, e a Sky aparece pela primeira vez no levantamento, com 7,30.
Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders.
A partir da premissa do conceito EVM, as principais companhias de mídias e internet passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
“O objetivo do MVP é ir além das questões de audiência e popularidade dos veículos de comunicação. A ideia é entender como o mercado midiático dialoga, constrói e mantém a sua capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e indicadores, que reverberam em credibilidade, imagem positiva e eficácia de seu motor competitivo”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

Mídia e Internet - 2014
Nota
Google
8,11
TV Globo
7,82
RBS
7,44
Facebook
7,31
Sky
7,30