Google lidera mais
uma vez o ranking Mais Valor Produzido (MVP) criado pela Dom Strategy Partners,
que analisa a interação das companhias com os seus clientes, consumidores,
acionistas, funcionários e sociedade
O Google, pelo segundo ano
consecutivo, foi eleita a empresa que mais gerou valor para os seus
públicos-alvo neste ano , de acordo com o ranking MVP 2014 – Mídia e Internet,
desenvolvido pela DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em
estratégia corporativa. O objetivo da pesquisa é avaliar a capacidade das
instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus
clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade.
Assim como no ano passado,
a multinacional americana figura no topo da listagem com a nota 8,11. Atrás do
Google vem TV Globo (7,82), RBS (7,44), e Facebook, que caiu uma posição em
relação ao ranking de 2013. Neste ano, empresa de Mark Zuckerberg ocupa o
quarto lugar, com 7,31, e a Sky aparece pela primeira vez no levantamento, com
7,30.
Para viabilizar a
pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value
Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas,
tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou
destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor
apreendida e materializada pelos stakeholders.
A partir da premissa do
conceito EVM, as principais companhias de mídias e internet passaram por uma
avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis,
selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas
empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de
interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos
das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre
capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos
foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor
Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como
Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
“O objetivo do MVP é ir
além das questões de audiência e popularidade dos veículos de comunicação. A
ideia é entender como o mercado midiático dialoga, constrói e mantém a sua capacidade
para gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e
indicadores, que reverberam em credibilidade, imagem positiva e eficácia de seu
motor competitivo”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
Mídia
e Internet - 2014
|
Nota
|
Google
|
8,11
|
TV Globo
|
7,82
|
RBS
|
7,44
|
Facebook
|
7,31
|
Sky
|
7,30
|