Conheça os 10 bancos e instituições financeiras do País que mais geraram valor segundo seus stakeholders

Ranking da DOM Strategy Partners avaliou a interação dos principais nomes dos mercados com os seus diferentes públicos durante este ano

Em 2014, Itaú-Unibanco, Brasdesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, Losango, Cielo, Serasa Experian, Alelo e Edenred foram os bancos e instituições financeiras que mais produziram valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders. A informação é do ranking Mais Valor Produzido (MVP) 2014 – Banco e Serviços Financeiros, criado pela DOM Strategy Partners que, pelo segundo ano, avaliou a capacidade destas empresas em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade.
Neste ano, o Itaú-Unibanco ocupa o primeiro lugar do ranking com a nota 8,24 seguido do Bradesco, que ficou em segundo lugar com 8,22, diferente da edição de 2013 na qual liderou a pesquisa. Já o Banco do Brasil subiu uma posição, em relação ao ano passado com 8,14, ficando na terceira posição. Na sequencia estão Santander (7,99), Caixa Econômica (7,93), Losango (7,51), Cielo (7,47), Serasa Experian (7,42), Alelo (7,31) e Edenred (7,24) que completam a lista das companhias avaliadas de 0 a 10 pelos seus públicos.
A partir da premissa do conceito EVM (Enterprise Value Management), os principais bancos e empresas de serviços financeiros escolhidos passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.
O estudo e o resultado analítico são frutos de uma série de interações, estudos e monitorias realizados com os diferentes públicos das marcas do segmento bancário e financeiro do Brasil. Este subgrupo foi priorizado a partir das 1000 maiores companhias (segundo os rankings Valor e Exame), considerando universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor.
A resposta sobre capacidade de cada empresa em gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
“Qualidade de relacionamentos com cliente, eficácia da estratégia corporativa, gestão de talentos, além de grau de transformação e uso das tecnologias digitais foram alguns dos 62 ativos considerados importantes para as marcas entrarem no TOP 10 do ranikng”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

Bancos e Serviços Financeiros
Nota
Itaú-Unibanco
8,24
Bradesco
8,21
Banco do Brasil
8,14
Santander
7,99
Caixa Econômica Federal
7,93
Losango
7,51
Cielo 
7,47
Serasa Experian
7,42
Alelo
7,31
Edenred
7,24