Conheça os 10 bancos e instituições financeiras do País que mais geraram valor segundo seus stakeholders
Ranking da DOM
Strategy Partners avaliou a interação dos principais nomes dos mercados com os
seus diferentes públicos durante este ano
Em
2014, Itaú-Unibanco, Brasdesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica
Federal, Losango, Cielo, Serasa Experian, Alelo e Edenred foram os bancos e
instituições financeiras que mais produziram valor a partir da percepção,
avaliação e recomendação de seus stakeholders. A informação é do ranking Mais
Valor Produzido (MVP) 2014 – Banco e Serviços Financeiros, criado pela DOM
Strategy Partners que, pelo segundo ano, avaliou a capacidade destas empresas
em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes,
consumidores, acionistas, funcionários e sociedade.
Neste
ano, o Itaú-Unibanco ocupa o primeiro lugar do ranking com a nota 8,24 seguido
do Bradesco, que ficou em segundo lugar com 8,22, diferente da edição de 2013
na qual liderou a pesquisa. Já o Banco do Brasil subiu uma posição, em relação
ao ano passado com 8,14, ficando na terceira posição. Na sequencia estão
Santander (7,99), Caixa Econômica (7,93), Losango (7,51), Cielo (7,47), Serasa
Experian (7,42), Alelo (7,31) e Edenred (7,24) que completam a lista das
companhias avaliadas de 0 a 10 pelos seus públicos.
A
partir da premissa do conceito EVM (Enterprise Value Management), os principais
bancos e empresas de serviços financeiros escolhidos passaram por uma avaliação
em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis,
selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas
empresas.
O
estudo e o resultado analítico são frutos de uma série de interações, estudos e
monitorias realizados com os diferentes públicos das marcas do segmento
bancário e financeiro do Brasil. Este subgrupo foi priorizado a partir das 1000
maiores companhias (segundo os rankings Valor e Exame), considerando universos
estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas
empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor.
A
resposta sobre capacidade de cada empresa em gerar e proteger valor para si e
para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões
que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação
(definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
“Qualidade
de relacionamentos com cliente, eficácia da estratégia corporativa, gestão de
talentos, além de grau de transformação e uso das tecnologias digitais foram
alguns dos 62 ativos considerados importantes para as marcas entrarem no TOP 10
do ranikng”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
Bancos
e Serviços Financeiros
|
Nota
|
Itaú-Unibanco
|
8,24
|
Bradesco
|
8,21
|
Banco do Brasil
|
8,14
|
Santander
|
7,99
|
Caixa Econômica Federal
|
7,93
|
Losango
|
7,51
|
Cielo
|
7,47
|
Serasa Experian
|
7,42
|
Alelo
|
7,31
|
Edenred
|
7,24
|