LCS Link adota software de colaboração para gerenciar seus projetos de comissionamento

Fornecido pelo Construtivo, solução passa a ser a base de gestão a para troca de documentos em projetos que envolvem inspeção técnica nas áreas elétrica e de missão crítica, como Data Centers


Para sustentar tecnologicamente seu negócio na área de comissionamento, a LCS Link decidiu pela adoção do Colaborativo, software de colaboração disponibilizado 100% na nuvem pelo Construtivo, empresa especializada em fornecer soluções para o segmento de engenharia. Na prática, a solução fará toda a gestão quanto à tramitação de documentos que passam por uma série de aprovações para garantir a entrega de uma unidade ao cliente final, passando, muitas vezes, por uma fase de operação assistida.
Com projetos de comissionamento em grandes empreendimentos civis e industriais, tais como edifícios, centrais elétricas e data centers, entre outros, o uso do software pela LCS visa garantir a rastreabilidade e disponibilidade de todas as informações envolvidas nos procedimentos técnicos realizados nos ativos industriais para checar, inspecionar e testar cada componente físico do empreendimento, desde os individuais, como peças, instrumentos e equipamentos de ar condicionado, até os mais complexos, como  sistemas e Data Centers.
“O Colaborativo passa a ser nossa base de gestão de informações para assegurar que os sistemas e os componentes de uma edificação ou unidade industrial passaram por uma criteriosa inspeção técnica, garantindo sua operabilidade em termos de desempenhoconfiabilidade de acordo com as necessidades e requisitos operacionais do cliente”, explica o sócio-proprietário da LCS Link, Luiz Augusto Pompeu de Toledo Machado.
Por ser considerada uma especialidade técnica complexa, que hoje, inclusive, tende a ser encarada como uma disciplina específica e independente no segmento de engenharia, a atividade de comissionamento demanda, cada vez mais, a utilização de softwares que sejam capazes de otimizar o planejamento e o acompanhamento de todas as atividades do ciclo de vida dos ativos industriais.
“Tínhamos uma solução caseira que não suportava o nosso negócio. A única funcionalidade da ferramenta era fazer upload e download de documentos. No Colaborativo, por sua vez, conseguimos visualizar em tempo real as informações e quais os usuários fizeram os controle das versões”, afirma Machado.
Em um projeto de comissionamento na área de automação predial com desenvolvimento de sistemas supervisórios, redes de comunicação de dados, programação de controladores, projetos de instalações elétricas e desenvolvimento de interfaces gráficas, entre outros, a LCS analisa os projetos de cada disciplina, realiza testes e comunica as áreas que precisam fazer as revisões, como civil e elétrica.
“Toda a atividade de comissionamento passa pelo Colaborativo, tornando o processo mais transparente e ágil, tanto para o cliente quanto para as áreas que precisam realizar as alterações nos projetos”, explica o presidente do Construtivo, Marcus Granadeiro.
Com 18 de atuação no fornecimento de serviços na área de automação industrial de energia elétrica, tendo, inclusive, expertise internacional, a LCS Link hoje detém uma cartela de clientes de grande porte, entre eles data centers, bancos, usinas hidrelétricas espalhadas pelo Brasil.