Ferramenta Comply eDocs recebe e
organiza as informações de acordo com os padrões exigidos pelo governo,
eximindo os usuários do entendimento da obrigação fiscal
Empresas
de todo o Brasil têm discutido como cumprirão a nova obrigação trabalhista,
fiscal e previdenciária criada pelo governo federal, o eSocial. Este, que vem
como o maior e mais complexo projeto do SPED, exigirá uma grande adaptação das
empresas para o seu cumprimento. Para apoiar as organizações em meio a todos
estes desafios, a Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da
Informação, habilitou sua solução Comply eDocs para dar suporte às empresas em
meio a todas estas dificuldades.
Através
de um novo módulo para tratar exclusivamente o eSocial, o sistema nasce com uma
alta escalabilidade e maturidade, operando como um grande centralizador dos
dados. O Comply eDocs traz um conjunto de meios de integração para o
recebimento e o retorno das informações ao Fisco, visando a conectividade com
sistemas terceiros. Este recebimento pode ser feito através de diversos modelos
de mercado, que vai desde o layout próprio da empresa, até o próprio modelo do
Fisco.
Uma
grande vantagem desta solução é que sua operação não é dependente da
intervenção do usuário, sendo capaz de receber informações totalmente
desordenadas e organizá-las de acordo com os padrões exigidos pelo governo.
Também não é necessário que o cliente entenda do eSocial para usar a ferramenta
Comply eDocs, ou seja, são eximidos de seus usuários quaisquer conhecimentos
tangíveis a esta obrigação.
Após
o recebimento das informações, a solução realiza uma série de validações sobre
os dados para evitar que uma informação errada ou contraditória seja enviada.
Tendo alguma informação não validada, o sistema retorna uma mensagem para o
usuário apontando o referido erro. Após o sucesso nas validações, os registros
são automaticamente enviados para ao Fisco, realizando consultas constantes para
resgatar o status de processamento real do Governo sobre os dados.
O
Comply eDocs possui uma série de painéis de dados que mostram o status de
processamento das informações, podendo mostrar, inclusive, o status de cada
registro que foi enviado. Tais painéis podem ser usados para gerir o grande
volume de informações dentro do sistema a fim de facilitar a gestão dos dados.
Além destes painéis, a solução possui um vasto acervo de relatórios, que
mostram através de várias visões, os resultados dos processamentos. O sistema
também possui um painel otimizado para visualizar todos os dados dos
trabalhadores processados dentro do sistema, oferecendo de forma simples e ágil
acesso às várias informações de cada um dos colaboradores.
“A
Sonda IT oferece uma solução que possui uma arquitetura já conceituada para
este modelo de negócio. Com isso, levamos para clientes e usuários do Comply
eDocs a certeza de que a aplicação é madura o suficiente para dar respostas
positivas a vários problemas rotineiros que podem acontecer quando se trata da
comunicação com o Fisco”, comenta o analista do Comply eDocs da Sonda IT, Paulo
Augusto Ponciano.
Para
o diretor de R&D e de Inovação da Divisão de Aplicativos da Sonda IT,
Renato Matavelli, é imprescindível que as empresas contem nesse momento com uma
solução integradora que reúna as informações tangíveis ao processo e as valide
de forma centralizada. Isso porque o envio de informações precisa ser
consistente e devem relatar a realidade da empresa. “O envio de informações
equivocadas pode levar o governo a ter outra visão sobre a realidade vivida na
empresa e, em certos casos, ter como resultado multas e onerações
desnecessárias” finaliza Matavelli.