Sonda IT lança solução inteligente para atender o eSocial

Ferramenta Comply eDocs recebe e organiza as informações de acordo com os padrões exigidos pelo governo,  eximindo os usuários do entendimento da obrigação fiscal

Empresas de todo o Brasil têm discutido como cumprirão a nova obrigação trabalhista, fiscal e previdenciária criada pelo governo federal, o eSocial. Este, que vem como o maior e mais complexo projeto do SPED, exigirá uma grande adaptação das empresas para o seu cumprimento. Para apoiar as organizações em meio a todos estes desafios, a Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, habilitou sua solução Comply eDocs para dar suporte às empresas em meio a todas estas dificuldades.
Através de um novo módulo para tratar exclusivamente o eSocial, o sistema nasce com uma alta escalabilidade e maturidade, operando como um grande centralizador dos dados. O Comply eDocs traz um conjunto de meios de integração para o recebimento e o retorno das informações ao Fisco, visando a conectividade com sistemas terceiros. Este recebimento pode ser feito através de diversos modelos de mercado, que vai desde o layout próprio da empresa, até o próprio modelo do Fisco.
Uma grande vantagem desta solução é que sua operação não é dependente da intervenção do usuário, sendo capaz de receber informações totalmente desordenadas e organizá-las de acordo com os padrões exigidos pelo governo. Também não é necessário que o cliente entenda do eSocial para usar a ferramenta Comply eDocs, ou seja, são eximidos de seus usuários quaisquer conhecimentos tangíveis a esta obrigação.
Após o recebimento das informações, a solução realiza uma série de validações sobre os dados para evitar que uma informação errada ou contraditória seja enviada. Tendo alguma informação não validada, o sistema retorna uma mensagem para o usuário apontando o referido erro. Após o sucesso nas validações, os registros são automaticamente enviados para ao Fisco, realizando consultas constantes para resgatar o status de processamento real do Governo sobre os dados.
O Comply eDocs possui uma série de painéis de dados que mostram o status de processamento das informações, podendo mostrar, inclusive, o status de cada registro que foi enviado. Tais painéis podem ser usados para gerir o grande volume de informações dentro do sistema a fim de facilitar a gestão dos dados. Além destes painéis, a solução possui um vasto acervo de relatórios, que mostram através de várias visões, os resultados dos processamentos. O sistema também possui um painel otimizado para visualizar todos os dados dos trabalhadores processados dentro do sistema, oferecendo de forma simples e ágil acesso às várias informações de cada um dos colaboradores.
“A Sonda IT oferece uma solução que possui uma arquitetura já conceituada para este modelo de negócio. Com isso, levamos para clientes e usuários do Comply eDocs a certeza de que a aplicação é madura o suficiente para dar respostas positivas a vários problemas rotineiros que podem acontecer quando se trata da comunicação com o Fisco”, comenta o analista do Comply eDocs da Sonda IT, Paulo Augusto Ponciano.

Para o diretor de R&D e de Inovação da Divisão de Aplicativos da Sonda IT, Renato Matavelli, é imprescindível que as empresas contem nesse momento com uma solução integradora que reúna as informações tangíveis ao processo e as valide de forma centralizada. Isso porque o envio de informações precisa ser consistente e devem relatar a realidade da empresa. “O envio de informações equivocadas pode levar o governo a ter outra visão sobre a realidade vivida na empresa e, em certos casos, ter como resultado multas e onerações desnecessárias” finaliza Matavelli.