Supermercado Vip tem apoio da PC Sistemas em suas lojas física e virtual

Rede varejista conta com soluções da desenvolvedora de software para dar suporte aos seus processos e planeja ampliar suas operações online

Com um mix de aproximadamente 25 mil itens, o Supermercado Vip mantém uma loja física, em Belo Horizonte, e um e-commerce, o vipfácil.com.br, que atende à capital mineira e à Região Metropolitana. O crescimento das demandas online e a necessidade de um controle preciso sobre suas operações impulsionaram a varejista na busca por um sistema de gestão que apoiasse seus processos de forma completa.
A escolha foi pela PC Sistemas, especializada há 28 anos em sistemas de gestão para toda a cadeia de abastecimento. A implementação do WinThor, ERP (Enterprise Resource Planning) carro chefe da PC Sistemas, junto aos seus módulos contábil e fiscal, garantiram ao Supermercado Vip uma organização dinâmica e assertiva de seus processos, entre eles, a precificação, o limite de compras, o relatório de rupturas, o recebimento de mercadorias, o controle financeiro e a análise do preço concorrente.
Além disso, um importante benefício proporcionado pela tecnologia foi a gestão de avarias. Neste caso, o sistema aponta a existência de mercadorias com avarias, que, imediatamente, permite ao Supermercado Vip iniciar o processo de troca do produto. Com isso, o setor de recebimento da varejista já tem conhecimento deste processo e autoriza a troca, reposição, recolhimento ou devolução do item com problema.
Outro ponto de bastante destaque para o Supermercado Vip foi a possibilidade de limitação de compra diretamente no WinThor. O sistema permite que, de acordo com o limite mensal de verba estipulada pela diretoria da empresa à área de compras, automaticamente é estabelecida uma trava para novas transações. “A gestão financeira feita pelo WinThor nos ajuda a minimizar a possibilidade de trabalharmos com um fluxo negativo, prevenindo um furo de caixa através do próprio sistema, o que é um controle muito importante para a nossa saúde econômica”, comenta Bruno Martins, Gerente de Projetos de TI do Supermercado Vip.
As vantagens da ferramenta também beneficiaram diretamente o consumidor, viabilizando uma redução de 35% no tempo de fila nos caixas da loja física, o que trouxe o aumento da capacidade de operação do caixa sem a necessidade de aumentar o número de check-outs.
O varejo online (vipfácil.com.br) também recebeu apoio e suporte da PCSistemas, que integrou o WinThor à plataforma VIPCommerce, permitindo a expansão das suas operações. As empresas estabeleceram uma relação de sinergia, adequando as soluções tecnológicas para atenderem às características específicas deste tipo de operação, as quais exigem uma plataforma confiável e de alta interatividade com o consumidor final. O back office alimenta a página exclusiva da web e encaminha os pedidos para a separação dentro do e-commerce, que realiza o faturamento da mercadoria. Essa informação já é totalmente integrada ao ERP, que, então, emite o cupom fiscal para finalizar a transação comercial.