Estudo da Dom Strategy Partners prepara empresas para NRF Retail 2015

Consultoria desenvolve pesquisa com varejistas brasileiros para mostrar o grau de adoção das tendências apontadas pelo maior evento mundial do setor

            Anualmente, a NRF Retail, maior feira de varejo do mundo, promovida pela NationalRetail Foundation nos Estados Unidos, aponta as principais tendências de consumo, marketing, relacionamento, operações e tecnologia para a atividade de varejo. O encontro, que acontece nesta próxima semana, entre os dias 11 e 14 de janeiro, em Nova Iorque, contará com uma presença marcante de executivos brasileiros do setor, assim como ocorreu nos últimos anos.
            De olho nesta intensa participação nacional no evento, a DOM StrategyPartners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, foi a campo e desenvolveu um estudo para preparar as organizações para a NRF 2015. Nomeado como “Estágio Atual da Aplicação Prática das Tendências Apontadas na NFR 2014 pelo Varejo Brasileiro”, a proposta era mostrar o grau de adoção efetiva das empresas quanto às tendências apontadas nos últimos dois anos, destacando quais são mais quentes, mais aplicáveis para a realidade do varejo brasileiro e quais estão sendo ou serão adotadas em propensão pelo varejo no Brasil.
A pesquisa envolveu 214 das 500 maiores varejistas de produtos e serviços de 22 subsetores e considerou 15 tendências que foram avaliadas pelo público entrevistado. O resultado mostrou que algumas tendências já se encontram em nível de operacionalização no Brasil e, segundo o CEO da DOM Strategy Partners, Daniel Domeneghetti, grande parte da causa dessa baixa adesão está relacionada a fatores como conjuntura setorial do varejo no país, maturidade das operações, prontidão das empresas, cultura, crenças dos gestores, gaps de infraestrutura (especialmente para as questões de tecnologia, web, multicanais e dados) e, claro, o perfil médio do consumidor brasileiro.
De cada uma das tendências apontadas em 2013/2014, a consultoria mapeou quais empresas no Brasil representam bem cada umas das tendências (ainda que parcialmente ou de forma “tropicalizada”) e qual o grau efetivo de adoção de cada uma delas no varejo em geral.
1.     FastTrending - propõe e possibilidade de aliar a alta escala com algum grau de especialização ou customização, ofertando alguma diferenciação a preços altamente competitivos. Seu grau de adoção atinge apenas 7% do varejo. Os exemplos de redes que adotam esse modelo são Zara e Habib´s.
2.    Inovar no Engajamento - aqui a tônica é disponibilizar canais, modelos, rotinas, programas e ações capazes de engajar o consumidor e suas redes de relacionamento. Empresas como Chilli Beans e Puket são exemplos de organizações que adotam o conceito, que reflete em 24% do setor.
3.    Inovar no Rethink (Beta Varejo) - é adotada por 17% das empresas e têm como referência a Amazon.com e a Wine.com. A proposta é operar a partir da compreensão profunda de que a atividade é diariamente “re”definida a partir da perspectiva do cliente.
4.    The Customer 360° (Approach) – é o desenho de operações totalmente centradas no cliente. O grau de adoção chega a 19%. Empresas como Chilli Beans e Amazon.com são exemplos de quem adotam essa cultura.
5.    Curadoria – propõe que o cliente deve ser gerido como algo especial, de valor e, portanto, deve ser cuidado com total atenção aos detalhes em todo seu ciclo de vida relacional. Empresas como Porto Seguro e Wine.com representam esse modelo, que atualmente é adotado por 16% do mercado.
6.    Mass Consumization (Mais que TI, DNA) – é a tendência que procura, a partir da utilização e integração de tecnologias, plataformas, canais e forte inteligência de dados, permitir à companhia a disponibilização de produtos e serviços de maneira customizada e segmentada, em larga escala, a partir da integração com o cliente. O grau de adoção chega à casa de 22% e o conceito é aplicado por redes como Subway e Banco do Brasil.
7.    Customers in the Center of Value Chain – trata-se do modelo que coloca o cliente no centro da cadeia de valor da empresa, sendo um passo adicional à tendência do Cliente 360°. Apple e Google são as referencias deste conceito, que hoje é praticado por 14% das organizações varejistas.
8.    DeliveringOffers, MorethanProducts– é a prática que parte do conceito de que os clientes compram ofertas completas e não somente produtos. Dileto e Claro são exemplos de empresas que adotam essa tendência, que está presente em 28% das operações.
9.    MCC (The Future of Technology) - Mobilidade, Convergência e Colaboração refere-se ao conceito criado pela E-Consulting Corp., que aponta para os três pilares da evolução tecnológica do varejo, a partir das demandas de interação e integração com e entre seus clientes. Apple e Pão de Açucar retratam esse modelo, que faz parte de 37% das companhias do setor.
10.  Multicanais Proprietários e Terceiros Integrados - é a compreensão que a malha de canais de uma empresa não se restringe somente aos seus canais proprietários, uma vez que suas mensagens, produtos e serviços chegam aos seus consumidores e prospects também por canais de terceiros. 37% das empresas adotam essa prática e O Boticário e Itaú-Unibanco retratam essa tendência.
11.  Data DrivenRetail - é o “re”desenho operacional do varejo a partir do aumento da capacidade e inteligência da organização em coletar, compreender, beneficiar, armazenar, disponibilizar e utilizar os dados e informações vinculadas às atividades e interações transacionais e relacionais dos clientes e prospects com a empresa em seus diversos canais oline e offline. Google e Walmartsão as referência do setor, que aponta um grau de adoção de 15%.
12.  Flagshipping + U$ - é o movimento de aproximação dos fabricantes com seus consumidores finais a partir da criação de lojas de varejo próprias (as flagshipstores), com o intuito de reduzir relativamente o poder de barganha do varejo tradicional (e suas marcas próprias) em seus processos negociais. As referencias neste caso são Bauducco e Swift. Apenas 9% do setor adota este modelo.
13.  Bundle, Combos & Compounds - é a composição do portfólio de ofertas comerciais a partir da combinação de ofertas próprias e/ou de terceiros em prol de maior aderência comercial, assim como a competitividade de custose, principalmente, da composição de portfólios mais completos a custos menores. McDonald´s e UOL trazem esse conceito em seus negócios. O modelo é bem aderente no Brasil, atingindo 41% do setor.
14.  Sustentabilidade, Posicionamento e Reputação - é o varejo entendendo e assumindo na prática seu papel na cadeia de transformação sustentável da sociedade e dos mercados, em temas-chave como consumo consciente, produção limpa, controle de emissões, ecoeficiência e logística reversa. Os exemplos de organizações que assumem esta postura são Natura e McDonald´s. O grau de adoção atual chega a 36%.

15.  Mensurando o LongTermSustainableValue – trata-se de umvarejoqueefetivamente se apropria de seusdiversosintangíveis, comoMarca, Relacionamento, Base de Clientes, Diferenciais de Oferta, Inovação, Sustentabilidade, Conhecimento e Modelo de Negócio. Porconsumiremorçamentosconsideráveis e nãoapresentaremlógicadireta de resultado e/ouimpactonosresultados, sãosemprefruto de contestação e revisões.Apenas 8% das empresasaderemaestatendência. Santander e Bradescosãoexmplosdesteconceito.