Lojas Lívia aposta em solução de BI da PC Sistemas para crescimento sustentável

Maior loja de cosméticos e artigos de beleza de São José do Rio Preto utiliza ferramenta de inteligência com o intuito de gerenciar volume de informações geradas diariamente e tomar decisões
Alicerçar seu crescimento em uma ferramenta capaz de fornecer agilidade e confiabilidade de informações para garantir tomadas de decisões assertivas foi o critério utilizado pela Lojas Livia, empresa do setor de cosméticos e beleza, ao buscar por uma solução de Business Intelligence (BI).  Após estudos de mercado, a instituição optou pela solução myBI PC Sistemas, ferramenta disponibilizada pela PC Sistemas, companhia líder no mercado atacado distribuidor e especializada há 28 anos em sistemas de gestão para toda a cadeia de abastecimento.
Com 35 anos de atuação na região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a empresa possui uma cadeia de 8 lojas voltadas ao varejo, um show room exclusivo para profissionais da área de beleza, além de um Centro de Distribuição, com 24 mil metros quadrados, todos envolvendo, aproximadamente, 100 marcas e mais de 15 mil artigos que vão de esmaltes à lavatórios importados. Cada espaço, departamento, artigo e marca têm sazonalidades e projeções diferentes que precisam de uma análise detalhada. Com tanta variação, havia a necessidade de ter um sistema flexível e dinâmico para gerenciar o grande volume de informações geradas diariamente.
Diante deste cenário, a empresa, que já utilizava o software de gestão WinThor, optou também pela implementação do myBI PC Sistemas para garantir segurança na obtenção de dados gerenciais e estratégicos para o crescimento sustentável e controle organizacional da companhia. Relatórios em Excel, que antes levavam até sete dias para ficarem prontos, por conta do agrupamento das informações loja por loja, agora, com a nova ferramenta, são feitos em algumas horas.
“O BI é uma solução que facilita muito a montagem de relatórios. As informações são customizadas, e principalmente, disponíveis de acordo com as necessidades de cada loja, além de serem manipuladas e combinadas de inúmeras formas, proporcionando à equipe uma rotina de trabalho organizada mesmo com tantas variações e volume de informações”, explica Ivan de Almeida, gerente de TI da Lojas Livia.
O executivo também salienta a possibilidade da equipe dedicar mais tempo a análise das informações do que a construção de relatórios analíticos. “Podemos ressaltar que a agilidade oferecida aos colaboradores é outro fator positivo da ferramenta, pois cada núcleo ficou focado em sua função estratégica, aumentando os resultados produtivos da empresa”, afirma Almeida.

Segundo Brunno Barbosa, gestor especializado em Business Intelligence da PC Sistemas, a adoção da empresa ao sistema myBI reforça o quanto a solução é aderente em diferentes setores do varejo. “Por conta do grande volume de informações, o uso do Business Intelligence se tornou uma condição sine qua non para o universo varejista ter uma gestão competitiva e, sobretudo, organizada. O nosso projeto nas Lojas Livia potencializa bem essa ideia”, finaliza.