Por Daniel
Domeneghetti
Para se manter em alta, o
varejo brasileiro precisa superar uma série de desafios, como a perda de
competitividade que está na mesma medida da falta de diferenciação na abordagem
com o cliente. Os varejistas têm a consciência da necessidade de incluir o
consumidor em sua cadeia de criação, produção e desenvolvimento de produtos,
mas ter consciência não quer dizer colocar em prática.
O segmento precisa ir além
de ações de marketing pontuais que validam apenas as cifras e não a experiência
como um todo ao cliente. O desafio no contato face to face, ou virtual, com o
cliente é conseguir diferenciação não só de imagem e marca que gera recall, mas
que seja relevante o suficiente para motivar o consumo e provocar a conversão
de vendas. Ou seja, é um processo de relacionamento muito tênue que envolve
dois pontos distintos, porém conectores neste caso: a razão e a emoção.
Antes de colocar a mão na
massa, é necessário conhecer os desafios com o intuito de criar ações eficazes
no relacionamento com o cliente. Pensando nisso, a DOM Strategy Partners
elencou abaixo os 8 principais desafios atuais do varejo no Brasil, fruto da
interação com os 500 maiores varejista do País, ouvidos durante a composição da
pesquisa “Multicommerce Atual”.
Veja abaixo:
1.
Competitividade
Superior e Percebida em Ambiente de Excesso de Oferta e comunicação, players de outros
setores, baixas fronteiras, comparação de preços, múltiplos canais e
facilidades de pagamento.
2.
Implementação
Efetiva do Multi-Varejo:
Diversos formatos, canais e modelos.
3.
Desafio
do Produto Certo, no
formato certo, na hora certa, para pessoa certa, no momento/local certo.
4.
Agregação
de Serviços e
facilidades como diferencial de valor.
5.
Cadeias
Eficazes como Fator Crítico de Sucesso:
Agilidade, disponibilidade, entrega, controle, aprendizado, sustentabilidade.
6.
Relacionamento
e Colaboração com
consumidores e demais atores.
7.
Correta
Equação PWR (Profitability WalletShare RelationshipValue) com diferentes
Clusters e Segmentos de Consumidores:
abordagem local/singular somada a global/acessível.
8.
Garantia
de Feedback Contínuo Positivo Marca/Oferta ó
Experiência Única:
criação de links RAID (Razão, Emoção, Instinto e Desejo) com diferentes grupos
de consumidores.
Portanto, é quase que
obrigatório a empresa assegurar o processo de diálogo contínuo com os seus
consumidores, indo além da comunicação por si só, para garantir a diferenciação
através dos três “is”: informação, inovação e interatividade.
Daniel Domeneghetti é especialista em estratégia corporativa, top management consulting, gestão de ativos intangíveis e valor sustentável e CEO DOM Stratety Partners, consultoria 100% nacional focada em maximizar geração e proteção de valor real para as empresas.