Embraer é eleita a melhor indústria na opinião de stakeholders

Ranking da Dom Strategy Partners aponta as empresas do segmento que mais produzem valor na relação com seus públicos, analisando resultados, reputação, competitividade e risco

A Embraer, Duratex, Gerdau, Fibria e Plascar foram as cinco companhias do setor industrial que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders, segundo levantamento da DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa.
O objetivo do estudo foi avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade,
O ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil - Indústria avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
O CEO da DOM Strategy Partners, Daniel Domeneghetti, explica que o conceito do estudo foi entender como o mercado industrial se comunica com os seus principais públicos, já que é composto por diferentes segmentos.
“O desafio do MVP Indústria foi chegar em uma visão comparativa o mais homogênea possível, considerando, claro, as diferenças e particularidades de cada segmento específico do Setor Industrial, a fim de descobrirmos quais caminhos apontam, de maneira geral, e para cada nicho do setor, sua real capacidade em gerar e proteger valor aos seus distintos públicos, a partir dos ativos e indicadores que reverberam este valor na forma de melhor credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão mais robusto e eficácia de seu motor competitivo”, ressalta o executivo.
Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e tangibilizado pelos stakeholders.
A partir da premissa do conceito EVM, os principais nomes da indústria de bens de consumo passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.

 


Indústria
Nota
Embraer
8,14
Duratex
7,92
Gerdau
7,91
Fibria
7,86
Plascar
7,83