Ranking
da Dom Strategy Partners aponta as empresas do segmento que mais produzem valor
na relação com seus públicos, analisando resultados, reputação, competitividade
e risco
A Embraer, Duratex, Gerdau, Fibria e
Plascar foram as cinco companhias do setor industrial que mais produzem valor a
partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders, segundo
levantamento da DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em
estratégia corporativa.
O objetivo do estudo foi avaliar a
capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas
também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade,
O ranking MVP (Mais Valor Produzido)
Brasil - Indústria avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa,
Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de
Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão
de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação
e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
O CEO da DOM Strategy Partners, Daniel
Domeneghetti, explica que o conceito do estudo foi entender como o mercado
industrial se comunica com os seus principais públicos, já que é composto por
diferentes segmentos.
“O desafio do MVP Indústria foi chegar
em uma visão comparativa o mais homogênea possível, considerando, claro, as
diferenças e particularidades de cada segmento específico do Setor Industrial,
a fim de descobrirmos quais caminhos apontam, de maneira geral, e para cada
nicho do setor, sua real capacidade em gerar e proteger valor aos seus
distintos públicos, a partir dos ativos e indicadores que reverberam este valor
na forma de melhor credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão mais
robusto e eficácia de seu motor competitivo”, ressalta o executivo.
Para viabilizar a pesquisa, a
consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática
que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como
protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e
materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e
tangibilizado pelos stakeholders.
A partir da premissa do conceito EVM,
os principais nomes da indústria de bens de consumo passaram por uma avaliação
em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis,
selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas
empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de
interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos
das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre capacidade de cada
empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir
da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia:
Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e
Riscos.
Indústria
|
Nota
|
Embraer
|
8,14
|
Duratex
|
7,92
|
Gerdau
|
7,91
|
Fibria
|
7,86
|
Plascar
|
7,83
|