ERP da SAP coloca Innova em novo patamar de governança e compliance

Implementado pela Sonda IT, projeto proporciona à companhia um ambiente de melhores práticas e a conquista de prêmios de gestão e governança de TI ao longo de 2014

São Paulo, abril de 2015 – O ano de 2014 foi um excelente período para a Innova, empresa petroquímica que pertencia à Petrobras e foi adquirida pelo Grupo Videolar em outubro de 2014. A organização conquistou o prêmio de melhor empresa do setor químico e petroquímico do Brasil pelas revistas Exame e Amanhã. Ainda em 2014, recebeu o reconhecimento como a 9º melhor empresa pública do Brasil em termos de governança de TI, após auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União), um reconhecimento notório da área de Tecnologia da Informação da companhia.
Este cenário positivo alavanca a certeza da empresa de que a descontinuação do Oracle para o SAP, bem como todas as mudanças organizacionais, de gestão e compliance inerentes à implementação, contribuíram para estas premiações. “Nos tornamos uma empresa mais unida, forte e consistente para enfrentar novos desafios. Sem sombra de dúvidas, com o excelente capital humano e alinhamento com a alta administração, estamos prontos para colher mais vitórias”, confirma o gestor de Tecnologia da Informação da Innova, Rafael Pierosan.
A implementação do ERP da SAP era desejo antigo, visto que o sistema utilizado já estava defasado e customizado ao extremo. Por um lado gerava uma série de facilidades ao usuário final, mas, em compensação, necessitava de uma estrutura enorme e bastante onerosa para sua manutenção.  A Innova vislumbrou a migração do Oracle para o SAP no momento em que ela foi vendida pela Petrobras Argentina para a Petrobras Brasil, que já era usuária do ERP alemão e detinha um sistema maduro e com várias facilidades.
Para a implementação, a SAP indicou os parceiros aptos à execução de um projeto com as características da Innova, que na época era uma empresa estatal. Dentre os oito indicados, a Sonda IT foi a empresa vencedora da licitação, cumprindo todos os requisitos legais, procedimentais e apresentando a proposta mais econômica.
A Innova, por sua vez, pensando no sucesso no projeto, constituiu um Comitê Executivo, que recebeu uma série de treinamentos da SAP para, entre outros, sensibilizar-se com o tema e estar “na mesma página” das equipes de projeto. “Isto possibilitou que nosso pessoal pudesse contribuir ativamente na implementação da solução, além de ser o ponto focal entre a equipe de consultores da ferramenta e a área de negócios afim”, explica Pierosan.
A estimativa original era que a implementação começasse no início de setembro de 2013 e tivesse o go live em julho de 2014. Contudo, em meados de abril o projeto foi finalizado, obtendo uma redução de aproximadamente 35% no tempo estimado. “A Sonda foi muito profissional, flexível e rápida, tanto na execução dos serviços, como para fazer as correções necessárias no andamento do projeto conforme as ocorrências surgiam. Acreditamos que o seu comprometimento com a causa da Innova também foi um dos fatores determinantes para o sucesso do projeto”, pontua o gestor de TI da Innova.
Assim que a implementação finalizou, iniciou-se a fase de estabilização e adaptação do sistema. Como o novo modelo quebrou uma série de paradigmas na Innova, esta fase se estendeu por meses pós o go-live, culminando na contratação dos serviços de AMS (Application Management Services) remotos, que foi realizado pela própria Sonda IT.
Atualmente, cerca de 200 usuários acessam o sistema, entre colaboradores próprios e terceirizados. O valor do custo da implementação do ERP SAP ficou aproximadamente 13% abaixo do orçamento e o custo anual de suporte da solução ficou aproximadamente 40% mais econômica.

Para a Sonda IT, o sucesso do projeto da Innova foi possível especialmente por dois motivos. “Dentre todos projetos realizados no Brasil, a Innova foi a empresa que se destacou na preparação e na condução de detalhes importantes para o sucesso do projeto SAP. Somado a isso, a flexibilidade e comprometimento com o sucesso de nossos clientes são diferenciais que, agregados ao profissionalismo, garantem o sucesso de projetos como este”, finaliza o gerente de negócios da Sonda IT, Fabiano Alves.