Sonda Utilities disponibiliza solução de mobilidade na plataforma Android

Versão Android do Mobile Solution Diamond permite realizar leitura e impressão do faturamento a partir de um smartphone. Solução aposta na inovação para o setor de utilities

A Sonda Utilities, divisão de soluções para os setores de energia, saneamento e gás da Sonda IT, maior integradora latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação, lança a versão da sua solução MS Diamond para o sistema operacional Android, possibilitando a utilização em equipamentos robustos ou smartphones.
A ferramenta, disponível também em Windows Mobile, aposta na inovação para executar o faturamento e a impressão em campo a partir do comando de serviço liberado pela concessionária por meio de um portal com acesso via internet ou pela rede da empresa.
De acordo com Richard Natal, diretor da fábrica de software da Sonda Utilities, a versão para Android tem como foco oferecer às concessionárias uma navegação intuitiva, além de incluir diversas funcionalidades que contemplam maior agilidade e impacto positivo no trabalho diário dos profissionais que estão em campo.
Segundo Natal, o uso do smartphone pelo leiturista proporciona um avanço no manuseio do seu instrumento de trabalho, além de uma melhor performance, pois a solução opera através da tecnologia touch. “A medição e cálculo da fatura de energia, que antes era feita em 13 segundos, agora é realizada em apenas três segundos. Em média, o processo é efetuado com a redução de 75% do tempo se comparado com a dinâmica anterior. Sem contar que, do ponto de vista da concessionária, aumentam as opções de hardware que podem ser utilizados”, explica o executivo.
Atualmente, o Mobile Solution Diamond imprime cerca de 10,5 milhões faturas por mês, o que representa a impressão de 18 faturas por segundo. Este dado envolve as leituras realizadas pelo sistema da Sonda Utilities nos Estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. A expectativa da companhia com essa nova versão é aquecer ainda mais estes números, já que o Android é o sistema operacional móvel mais utilizado do planeta e também o mais popular, permitindo uma grande abertura às customizações, sejam elas oficiais ou criadas por desenvolvedoras próprias de softwares, como é o caso da Sonda Utilities.

“Ainda em 2015 disponibilizaremos todos os módulos componentes da nossa solução móvel dentro da plataforma Android, tais como Serviços Comerciais e Técnicos, Gestão de Equipes em Campo e Comunicação Satelital”, ressalta Cesar Padovan, diretor de produtos de mobilidade da Sonda Utilities.