*Por Edson
Sayeg
O Big
Data tem um potencial imenso que já revoluciona os negócios das empresas na era
digital, reunindo grandes quantidades de
informações para analisá-las num instante e chegar a incríveis conclusões, melhorando
a tomada de decisão, o que consequentemente, gera lucro em áreas antes não
imaginadas. Entretanto, quando trazemos este movimento para o segmento de
Utilities, o mercado volta e meia se vê diante de duas perguntas crucias: Big
Data é uma solução para o problema do meu negócio? E se elas existem, estão
focadas no business?
Há uma
nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para extrair valor de
grandes volumes e variedades, em uma exponencial velocidade de capturas,
análises e descobertas.
Para se ter uma ideia da
montanha de dados, 400 milhões de tweets são enviados por dia, 30 bilhões de
conteúdos são compartilhados todos os meses no Facebook, 4 bilhões de horas de
vídeo são assistidos no Youtube todos os meses e mais de 6 bilhões de pessoas
possuem celular. Trazendo esses números do mercado geral para as
concessionárias, o cenário não é diferente, já que a quantidade de dados gerados
diariamente também está na ordem de algumas dezenas ou centenas de
Terabytes.
Se a organização souber
como utilizar seus dados, poderá antecipar algumas ações, tais como beneficiar
seus produtos; controlar e cortar gastos desnecessários; melhorar a produção
(produzir mais em menos tempo); evitar desperdícios de recursos e analisar mais
profundamente os seus concorrentes.
Se olharmos para as
concessionárias de energia elétrica, este volume de informações que trafegam na
rede podem ser utilizados para a antecipação de ocorrências. Como exemplo
podemos citar a melhoria na fiscalização, nos cortes de energia, assim como na
rota e nos serviços estabelecidos para as equipes de campo.
O conceito trazido pelo
Big Data poderá executar projetos com análises de dados disponíveis dentro da
empresa, no próprio banco de dados, e terá a oportunidade de criar novos
negócios. Para isso, um dos grandes desafios diz respeito à criação e
sofisticação de algoritmos para análise preditiva dos dados e, posteriormente,
o desenvolvimento de uma análise prescritiva deles. Nesta linha de raciocínio,
podemos citar como benefício para o mercado de energia elétrica a melhoria na
assertividade de detecção de fraudadores de energia, pois com mais dados e
variáveis para poder analisar, consequentemente haverá mais capacidade de
processamento e de aprimoramento dos algoritmos para precisar com mais
eficiência onde isso está ocorrendo.
E os benefícios não param
por ai. O volume de informações disponíveis na rede poderá apoiar ações preventivas
de podas de árvores, visando redução de perdas elétricas, assim como o
monitoramento da rede de transmissão, incluindo variáveis climáticas que
fornecem maior precisão para a manutenção e o preparo do time de campo, sem
contar a gestão dos turnos e os controles de materiais para diminuir os gastos.
Tudo isso resultará num resultado mais eficiente de prestação de serviço e,
consequentemente, a satisfação do consumidor.
Acredito que o sucesso de
um projeto de implantação de Big Data depende do cumprimento de algumas regras
básicas, tais como ter uma equipe dedicada e conhecedora do negócio, incluir um
profissional que está surgindo no mercado, o Cientista de Dados (Data
Scientist), implementar iniciativas pequenas nos primeiros projetos, mostrar resultados
à alta gestão e presidência e, somente após consolidar as etapas anteriores,
parta para o desafio de projetos maiores.
A área
de inovação poderá ser um apoio excepcional para materializar este conceito,
pois um dos seus principais objetivos é ajudar as empresas nos projetos de Big
Data. Essas soluções inovadoras permitirão às empresas extrair o máximo valor
dos seus dados com a capacidade de transformá-los em uma visão de negócios.
Acreditamos que as oportunidades existem, mas exigem criatividade.
Edson Sayeg é diretor da
área de Inovação Tecnológica da Sonda Utilities, divisão de soluções
para os setores de energia, saneamento e gás da Sonda IT, maior integradora
latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação.