DOM Strategy Partners rankeia as empresas mais valiosas do setor de utilidades segundo os seus públicos

Pesquisa mostra que a Elektro é a companhia que mais produz valor na relação com seus stakeholders, analisando resultados, reputação, competitividade e risco

Com o objetivo de avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, a DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros, para criar o ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Utilidades 2015.
A Elektro, a CCR, a Ecorodovias, a AES Eletropaulo e a EDP são as companhias do setor de utilidades que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders, segundo levantamento.
Neste ano, a novidade fica por conta da presença da Elektro já ocupando a primeira posição com 8,03. A CCR também é outra empresa que inaugura no MVP, figurando no 2º lugar com a nota 8,02. Logo atrás vem a Ecorodovias com 8,01 seguido da AES Eletropaulo com 7,91, nove décimos a menos do que no ano passado quando conquistou a média 8,00. A EDP que ficou no topo da lista de 2014, caiu para o último lugar com 7,77 em 2015.
O CEO da DOM Strategy Partners, Daniel Domeneghetti, explica que o conceito do estudo foi entender como este mercado comunica-se frente ao atual cenário de mudanças que vive. “O setor enfrenta desafios diários com a chegada da Internet das Coisas em seus negócios. A partir de agora as empresas se movimentam para estarem cada vez mais em dia com os seus stakeholders porque seus processos impactam diariamente na vida destas pessoas”, explica o executivo.
Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e tangibilizado pelos stakeholders.
A partir da premissa do conceito EVM, os principais nomes da indústria de utilities passou por uma avaliação de zero a dez em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.

Utilidades e Concessões
Nota
Elektro
8,03
CCR
8,02
Ecorodovias
8,01
AES Eletropaulo
7,91
EDP
7,77