DOM Strategy Partners rankeia as empresas mais valiosas do setor de utilidades segundo os seus públicos
Pesquisa
mostra que a Elektro
é a companhia que mais produz valor na relação com
seus stakeholders, analisando resultados, reputação, competitividade e risco
Com o objetivo de avaliar
a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas
também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade,
a DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia
corporativa, avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados
Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento
com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos,
Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das
Tecnologias Digitais, dentre outros, para criar o ranking MVP (Mais Valor
Produzido) Brasil – Utilidades 2015.
A Elektro, a CCR, a
Ecorodovias, a AES Eletropaulo e a EDP são as companhias do setor de utilidades
que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus
stakeholders, segundo levantamento.
Neste ano, a novidade fica
por conta da presença da Elektro já ocupando a primeira posição com 8,03. A CCR
também é outra empresa que inaugura no MVP, figurando no 2º lugar com a nota
8,02. Logo atrás vem a Ecorodovias com 8,01 seguido da AES Eletropaulo com
7,91, nove décimos a menos do que no ano passado quando conquistou a média
8,00. A EDP que ficou no topo da lista de 2014, caiu para o último lugar com
7,77 em 2015.
O CEO da DOM Strategy
Partners, Daniel Domeneghetti, explica que o conceito do estudo foi entender
como este mercado comunica-se frente ao atual cenário de mudanças que vive. “O
setor enfrenta desafios diários com a chegada da Internet das Coisas em seus
negócios. A partir de agora as empresas se movimentam para estarem cada vez
mais em dia com os seus stakeholders porque seus processos impactam diariamente
na vida destas pessoas”, explica o executivo.
Para viabilizar a
pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value
Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas,
tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou
destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor
apreendida e tangibilizado pelos stakeholders.
A partir da premissa do
conceito EVM, os principais nomes da indústria de utilities passou por uma
avaliação de zero a dez em relação às suas performances nos ativos tangíveis e
intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor
pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de
interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos
das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre
capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos
foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor
Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como
Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Utilidades e Concessões
|
Nota
|
Elektro
|
8,03
|
CCR
|
8,02
|
Ecorodovias
|
8,01
|
AES Eletropaulo
|
7,91
|
EDP
|
7,77
|