Mecanismo permite que os clientes
quitem suas dívidas a partir da emissão da segunda via da conta, que conterá
juros, multa e correção monetária
A falta de um processo
abrangente para cobrar clientes inadimplentes com suas contas de energia
elétrica faz com que as concessionárias deixem de recuperar montantes da ordem
de milhões de reais por ano referente aos juros, multas e atualização monetária
de clientes desligados ou que mudaram de unidade consumidora.
De acordo com a ANEEL, a
segunda via de um documento de cobrança deve ser exatamente igual a primeira,
então, quando o procedimento de emissão da segunda via é feito, o valor emitido
do documento é exatamente igual a primeira via. Com isso, os encargos de atraso
no pagamento não são embutidos na conta, ficando vinculado à próxima conta que,
na maioria das vezes, não é solicitada, visto que o cliente se desligou do
imóvel.
De olho neste prejuízo que
contabiliza milhões às concessionárias, a Sonda Utilities, divisão de soluções
para os setores de energia, saneamento e gás do Grupo Sonda, inovou seu
software de gestão CS - Comercial Solution, voltado para atender aos processos
comerciais das concessionárias de serviços públicos, fornecendo um mecanismo de
agrupamento dos valores devidos, bem como está apoiando seus clientes na
adequação dos processos para fazer o uso correto da solução.
Na
prática, a solução opera no momento em que a concessionária emite a segunda via
da conta. O
sistema orienta ao atendente que se faça emissão de um documento único
agrupando todos os débitos do cliente, corrigindo o mesmo até a data de
vencimento informada pelo cliente para a quitação dos débitos.
“O cliente executa o
pagamento desta segunda via emitida contendo todos os valores devidos junto aos
encargos, que são calculados e incorporados nesta fatura, eliminando assim a
necessidade de gerar outra fatura contendo apenas multa, juros e encargos que
ficariam retidos naquele número de instalação”, explica Edson Sayeg, diretor de
inovação da Sonda Utilities.
“A divisão Utilities está
100% focada no negócio de nossos clientes. Temos como missão identificar e
propor melhorias de eficiência de forma constante, bem como ofertar soluções
inovadoras com retorno de investimento garantido”, complementa Rivaldo
Ferreira, diretor executivo da Sonda Utilities.