Sonda Utilities lança diretoria de inovação

Focada em novas tendências, que inclui iniciativas como Cidades Inteligentes e Smart Grid, divisão visa ampliar o lançamento de soluções de utilities buscando o pioneirismo dos conceitos que estão chegando ao mercado

           Reconhecida pela atuação no mercado de distribuição de energia, detendo atualmente 25% do market share deste setor, a Sonda Utilities, divisão de soluções para o segmento de energia, saneamento e gás da Sonda IT, lança a diretoria de inovação para ampliar suas ações focadas em novos produtos. O executivo que assume esta posição é Edson Sayeg, que atua na companhia há dez anos e comandava a fábrica de software desta área.
            Segundo Sayeg, a aposta da companhia na criação dessa diretoria, que nasce com 16 profissionais, visa antecipar ao mercado soluções e serviços que atendam às novas tendências da vertical de utilities. “Cidades Inteligentes e Smart Grids, por exemplo, tornaram-se demandas latentes e queremos ser provedores pioneiros, estando à frente desses novos conceitos. E como especialistas na área, nossa meta, a partir desse time, é trabalhar na inovação e transformar nossos sistemas em produtos precursores no Brasil”, comenta Sayeg.
Outra frente que a Sonda Utilities aposta é a utilização de tecnologias e conceitos como o Business Intelligence e o Big Data. Na prática, a diretoria de inovação transformará a sua tradicional solução comercial, que atende atualmente ao setor de distribuição de energia, em um produto embarcado em análises preditivas, conceito já amadurecido nos Estados Unidos.
“O BI explora dados que foram gerados, enquanto o Big Data proporciona a antecipação de análises futuras. Utilizando essas duas frentes para estudar o volume de informações geradas, poderemos promover um sistema que antecipa a ocorrência de problemas, tais como oferecer melhorias nas fiscalizações e nos serviços de corte utilizando análises preditivas, além de orientar as equipes de campo sobre a sequencia dos serviços a serem executados e as rotas mais indicadas para serem seguidas”, explica o executivo.
Atualmente, a Sonda Utilities atende mais de 16 milhões de unidades consumidoras, o que representa aproximadamente 40 milhões de habitantes, um saldo que a proporciona desenvolver produtos aderentes às necessidades de mercado em virtude de seu conhecimento no setor.
Uma das primeiras iniciativas que foram incorporadas nessa nova diretoria está a Academia de Talentos. O programa de capacitação de jovens oriundos de universidades envolve, nesta edição, a formação de 24 novos profissionais que ingressarão para o time de inovação. Entre os diferenciais desse projeto está a contratação dos participantes desde o início dos treinamentos.
Segundo Antônio Carlos Barbosa Caldas, diretor de produtos, os jovens que passaram pelo processo seletivo já entram sob o regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que conta com todos os benefícios promovidos pelo grupo Sonda. “Nesta edição, selecionamos mais de 500 currículos, que passaram por testes gramaticais, incluindo redação, e de informática para chegarmos ao grupo de jovens mais talentosos, que atuarão integrando a equipe de inovação desde o início, justamente para acelerar o processo de desenvolvimento”, explica Caldas.

A primeira fase, ocorrida em abril, contempla os primeiros contatos com os processos e as ferramentas de trabalho da Sonda. A segunda fase, que finalizará em junho, foca na operacionalização do que foi aprendido, dando condições aos jovens de aplicarem os conceitos adquiridos diretamente nos produtos, simulando, inclusive, o lançamento de novas funcionalidades, umas das principais premissas dessa nova diretoria.