Ranking da DOM
Strategy Partners classificou instituições de varejo, atacado e investimentos a
partir da quantificação das quatro dimensões que definem o valor corporativo:
Resultados, Reputação, Competitividade e Riscos
Ao avaliar os principais
bancos e empresas de serviços financeiros em relação às suas performances nos
ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração
e/ou proteção de valor pelas empresas, nasceu o ranking Mais Valor Produzido (MVP)
– Banco e Serviços Financeiros, criado pela DOM Strategy Partners. Trata-se de
um estudo que mostra a capacidade das empresas deste setor em gerar e proteger
valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores,
acionistas, funcionários e sociedade.
Para chegar ao resultado
final, o estudo analisou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa,
Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de
Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão
de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação
e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
Com base em todos esses
direcionadores foi elaborada uma lista dos cincos bancos por segmento que
geraram valor corporativo para o seu publico: Resultados, Reputação (definida
como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
No ranking dos bancos
focados em varejo, o Itaú-Unibanco ocupa o primeiro lugar com a nota 8,31
seguido do Bradesco, que ficou em segundo com 8,30. O Banco do Brasil fica na
terceira posição com 8,28. Na sequência está o Santander (8,19) e completando a
lista está a Caixa Econômica Federal (8,14).
Na lista dos bancos de
atacado, o BNDES é o primeiro colocado com 7,96. Em segundo lugar aparece o Safra,
com 7,94; em terceiro o Votorantim, com 7,91; em quarto, o ABC Brasil, com 7,64
e, em quinto o Daycoval, com 7,14. Quando trata-se de banco focados em
investimentos, o BTG Pontual é o primeiro colocado com 7,47. Em seguida
aparecem JP Morgan (7,42), BNP Paribas (7,31), Credit Suisse (7,24) e Morgan
Stanlley (7,02).
Sob a ótica da reputação –
nomeada de Reputation Index pela DOM Strategy Partners e que mensura quesitos
como credibilidade e imagem, a ranking é liderado pelo Bradesco, com a nota
9,02. Logo atrás vem o Itaú com 9,00. Neste aspecto, o Santander ficou em
terceiro lugar, com 8,88; o Banco do Brasil na quarta posição, com 8,83 e a
Caixa Econômica na ultima colocação, com 8,76.
Quando analisados o poder
de mercado da organização, o Itaú mais uma vez fica em primeiro lugar, com
8,66. O BB em segundo lugar com 8,52; o Bradesco em terceiro com 8,47; o BNDES
em quarto, com 8,42, e o Santander em quinto, com 8,23.
No quesito Perfomance
Index, que avalia os aspectos Motor Competitivo e Sistema de Gestão, o Itau
Unibanco conquistou a primeira colocação com 8,91. A segunda posição ficou com
o Bradesco, com 8,87; o terceiro com Santander, com 8,63; o quarto com o BTG
Pontual, com 8,51; e o quinto com a Caixa Econômica Federal, com 8,44.
Por fim, em relação aos
Riscos, o Maturity Index, que analisa os quesitos Sistema de Gestão e
Credibilidade, o Bradesco obteve a primeira colocação, com 8,91, seguido pelo
Itaú Unibanco, com 8,76. O Citibank aparece em terceiro, com 8,44; o Santander
em quarto, com 8,42 e a Caixa Econômica em quinto, com 8,14.
O estudo e o resultado
analítico são frutos de uma série de interações, estudos e monitorias
realizados com os diferentes públicos das marcas do segmento bancário e
financeiro do Brasil. Este subgrupo foi priorizado a partir das 1000 maiores
companhias (segundo os rankings Valor e Exame), considerando universos
estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas
empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor.
“A pesquisa fornece uma
visão atemporal no longo prazo dos bancos analisados. Percebe-se que existem
bancos que apostam mais na imagem e outros mais na credibilidade”, pontua
Daniel Domeneghetti, autor da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners.
Veja os quadros de cada ranking
abaixo: