Garantindo agilidade
e segurança nas suas vendas em campo, distribuidora de utilidades domésticas
tem uma redução de 15% nos custos e ampliação de 35% na produtividade
O aumento de 35% na
produtividade das vendas em campo é a métrica mais significativa no cotidiano
dos representantes externos da Disbal, distribuidora de utilidades domésticas
com atuação em nove estados brasileiros, dentre eles Bahia, Ceará, Piauí e
Maranhão, após adquirir as ferramentas Pedido de Vendas e Portal Executivo,
ambas desenvolvidas pela Máxima Sistemas, empresa especializada em tecnologias
para a gestão logística e para o desenvolvimento de força de vendas em
multiplataformas.
No antigo cenário, os representares
não tinham uma ferramenta que os amparassem para a consulta dos dados de
clientes e para o gerenciamento das vendas. Com o Pedido de Vendas, solução que
automatiza as ações dos representantes externos com o uso de dispositivos
móveis, e o Portal Executivo, sistema online de gestão da força de vendas em
tempo real, a Disbal alcançou benefícios como aumento das vendas, otimização
das negociações e redução de custos.
“Com as soluções, toda a
equipe comercial passou a atuar de forma integrada, com agilidade para as
vendas em campo e com a segurança da utilização de informações atualizadas, de
acordo com aquelas que estão guardadas no ERP WinThor, que é fornecido pela PC
Sistemas, parceira tecnológica da Máxima”, comenta Carlos Dutra, gerente comercial
da Disbal.
Com fácil leitura, os
dados gerados pela ferramenta apoiam os representantes nas suas rotinas diárias
por meio de gráficos com diversos relatórios, que os auxiliam na análise das
informações de forma rápida e intuitiva. A tecnologia passou a permitir ações
instantâneas aos RCA’s, como emitir pedidos e visualizar todos os itens que,
realmente, estão disponíveis para a venda.
O retorno
é percebido diretamente na efetivação de novas vendas, pois desde a
implementação das soluções da Máxima, a comunicação com os representantes
passou a gerar resultados não só em produtividade como em redução de custos,
alcançando taxas superiores a 15%. Um resultado que mostra como uma boa
comunicação faz a toda diferença.
“Hoje temos uma
maior economia no custo dos meios de comunicação, como ligações telefônicas,
por exemplo, que usávamos à exaustão nas negociações. Utilizando uma solução
boa de força de vendas conseguimos melhorar a comunicação com a equipe de
vendas externa e o retorno das vendas efetivadas é rapidamente percebido por
nós, já que a ferramenta viabiliza todas as informações do sistema nos smarthphones dos nossos representantes”,
acrescenta Dutra.
Segundo Gustavo Ragonesi, gerente comercial da
Máxima Sistemas e que acompanhou de perto todo o processo de implementação na
Disbal, essa parceria garantiu a liberdade necessária para a empresa
impulsionar os seus negócios de forma segura, se consolidando como uma das
maiores do segmento de distribuição de utilidades domésticas do nordeste.
“A Máxima Sistemas
trabalha para potencializar os negócios dos seus clientes nas vendas em campo,
tornando o processo confiável. Hoje a Disbal tem condição de focar em assuntos
mais estratégicos, que aumentam a sua produtividade e o crescimento contínuo
dos seus lucros”, finaliza Ragonesi.