por Eduardo Pugliesi*
Que
tipo de comportamento uma empresa quer influenciar na sua base de clientes e
funcionários? O Big Data e o Data Mining podem ajudar a desvendar esta questão
por meio de uma coleta maior de dados somado à análise do perfil de consumo das
informações, promovendo a varredura, a extração e a organização dos dados
implícitos a partir de qualquer tipo de banco de dados.
O
desafio para melhorar e ampliar os negócios gerenciando o patrimônio de
documentos e extraindo valor da informação digital encontra no Data
Mining um passo essencial para a descoberta de conhecimento e o
gerenciamento de mudanças através de definição de padrões de consumo da
informação.
A
Tecnolologia da Informação é a base da transformação digital para entender as
necessidades do consumidor e melhorar os processos internos. Mas, o que fazer
com as informações coletadas? Como decidir o melhor caminho a ser tomado? O
poder de decisão é essencial para convergir com a base de dados, gerando
informações valiosas para a evolução e adaptação do negócio às constantes
mudanças.
Funcionários
pouco engajados em curso concedido pela empresa, por exemplo, poderão ser
motivados por um programa de bonificação e reconhecimento. Por outro lado, o RH
das empresas poderá mapear e ajudar no desenvolvimento das competências de
colaboradores que almejam determinado posto.
No
que tange aos clientes, o entendimento de padrão de comportamento promove
vantagens competitivas às empresas. Num processo de desistência de compra por
meio eletrônico, por exemplo, é possível identificar os produtos de interesse
do consumidor e enviar um cupom de desconto.
Podemos
afirmar que incentivar e influenciar a fidelidade de funcionários e clientes
pode ser uma tarefa difícil, mas já é bastante tangível. Usando ferramentas
adequadas, como o Big Data e as técnicas de incentivo para comportamento de
pessoas, como aquisição de pontos por realização de tarefas
específicas, competições e prêmios, entre outras, é possível reagir rapidamente
às mudanças, o que garante o aumento da lealdade entre os envolvidos.
*Eduardo
Pugliesi é diretor de Inovação e de Business Intelligence da Divisão Enterprise
Applications da Sonda IT, maior integradora latino-americana de soluções de
Tecnologia da Informação, e debaterá o tema durante o ECM Show, maior evento
internacional do setor de Enterprise Content Management que acontece na América
Latina.