Levantamento da DOM
Strategy Partners mostra
a capacidade das companhias em gerar e proteger valor não apenas para si, mas
também para clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade
Ao avaliar as 1000 maiores
empresas em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis,
selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor, nasceu o
ranking Mais Valor Produzido (MVP) por Stakeholder, criado pela DOM Strategy
Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa.
Trata-se de um
levantamento que mostra a capacidade das companhias em gerar e proteger valor
não apenas para si, mas também para seu grupo de stakeholders formando por
clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade.
Para chegar ao resultado
final, o estudo analisou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa,
Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de
Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão
de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação
e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
Com base em todos esses
direcionadores foi elaborada uma lista das três empresas que produzem mais
valor corporativo para seus principais Stakeholders.
No quesito “Valor para
Funcionário”, a Whrilpool ficou em primeiro lugar com a nota, 8,43. Em segundo,
aparece o Bradesco, com 8,35 e em terceiro, e última posição, a Volvo, com
8,17. Em “Valor para a sociedade”, a Caixa Econômica Federal liderou, com 8,71;
o Google vem em seguida com 8,70; e a Natura com, 8,31. Já na categoria “Valor
para o País”, o Banco do Brasil foi a instituição mais lembrada com 8,33. Em
seguida aparecem a Vale (8,20) e a JBS (8,06).
Quando se trata de “Valor
para acionista”, dentre as empresas listadas estão Ultrapar (9, 11); Odontoprev
(9,06); e Fibria (9,02). Dentre as companhias fechadas estão Boticário (9,06);
Grupo Multi (8,65); e a Libbs (8,43).
Na lista “Valor para o
Setor/Cadeia (B2B)”, a Volkswagen surge em primeiro lugar, com 8,41; a BASF em
segundo com, 7,99; e a Votorantim Cimentos em terceiro com, 7,31. Em Valor para
Clientes (B2B2W) estão presentes a Porto Seguro (7,82); Microsoft (7,75) e a
TOTVS (7,54). Na última categoria, intitulada de Valor para Consumidores (B2C)
temos a Apple (8,79), a Jonhson & Jonhson (8,77) e a Nestlé (8,76).
O estudo e o resultado
analítico são frutos de uma série de interações, estudos e monitorias
realizados com os diferentes públicos das marcas do segmento bancário e
financeiro do Brasil. Este subgrupo foi priorizado a partir das 1000 maiores
companhias (segundo os rankings Valor e Exame), considerando universos
estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas
empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor.
“Podemos concluir que
valor só existe porque alguém o percebe e o materializa. Esse alguém são os
diversos stakeholders ou públicos de relacionamento da empresa, sendo clientes/consumidores,
acionistas, funcionários, cadeia e sociedade os principais. Logo, o valor de
uma empresa é diretamente proporcional ao valor que ela entrega aos seus
stakeholders e também à sua capacidade de proteger este valor”, explica Daniel
Domeneghetti, autor da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners.
Veja os quadros de cada ranking
abaixo:
Valor para
Funcionários
|
Nota |
Valor para
Sociedade
|
Nota |
Valor para o Paìs
|
Nota |
Whrilpool
|
8,43
|
Caixa
Econômica
|
8,71
|
Banco
do Brasil
|
8,33
|
Bradesco
|
8,35
|
Google
|
8,70
|
VALE
|
8,20
|
Volvo
|
8,17
|
Natura
|
8,31
|
JBS
|
8,06
|
Valor para
Acionistas (listadas)
|
Nota |
Valor para
Acionistas (fechadas)
|
Nota |
Ultrapar
|
9,11
|
O
Boticário
|
9,06
|
Odontoprev
|
9,04
|
Grupo
Multi
|
8,65
|
Fibria
|
9,02
|
Libbs
|
8,43
|
Valor para Clientes
(B2B2W)
|
Nota
|
Valor para
consumidores (B2C)
|
Nota
|
Valor para o Setor/
Cadeia (B2B)
|
Nota |
Porto
Seguro
|
7,82
|
Apple
|
8,79
|
Volkswagem
|
8,41
|
Microsoft
|
7,75
|
Jonhson
& Jonhson
|
8,77
|
Basf
|
7,99
|
TOTVS
|
7,54
|
Nestlé
|
8,76
|
Votorantim
Cimentos
|
7,31
|