Integradora leva
terceiro lugar na premiação anual da ALAS (Associação Latino-Americana de
Segurança) e apresenta seu projeto no primeiro congresso da associação
São Paulo, agosto de 2015
– A ALAS (Associação Latino-Americana de Segurança) elegeu a Sonda, maior
integradora latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação, com o
terceiro lugar no prêmio anual que reconhece a inovação e o aporte social de
projetos de segurança.
O mérito deste ganho é a
bem-sucedida experiência das soluções da Sonda em Vídeo Vigilância e no Sistema
Integrado de Gestão de Eventos de Segurança, que foram implementadas no UGES
(Uruguai - Gestão de Eventos de Segurança), um sistema integral para melhorar o
processo de emergências 911.
O projeto premiado foi
apresentado no primeiro Encontro Tecnológico da ALAS, realizado em Santiago do
Chile, durante o mês de agosto. Reconhecido como um caso de sucesso, o sistema
foi implementado em meados de 2014 no Uruguai e possibilitou a diminuição do
tempo gasto em eventos de emergência, que envolvem polícia, bombeiros,
ambulâncias e emergências de caráter familiar.
Como resultado, houve um
ganho de agilidade e eficiência na geração das informações solicitadas por
diferentes atores no processo e que são necessárias para a tomada de decisões
no atendimento das emergências.
As soluções também
deram condições para uma gestão mais efetiva e eficiente do Centro de Comando
Unificado (CCU) do Ministério do Interior do Uruguai. Atualmente, o sistema de
Vídeo Vigilância monitora as áreas centrais de Montevideo e conseguiu reduzir
significativamente os índices de delitos nas áreas monitoradas.
O sistema UGES tem
diversas aplicações para organizações públicas e privadas, desde cidades até
aeroportos, plantas industriais ou outras instalações que necessitem monitorar
de maneira integrada e eficiente os eventos de segurança, melhorando as ações e
respostas tanto de maneira preventiva como reativa.
Isso porque o sistema
permite, entre outras ações, contar com uma visão e gestão centralizada de
eventos de segurança, receber ocorrências através de diferentes canais
(telefone, e-mail, analises de vídeo, intercomunicador, web, rádio etc.),
visualizar o plano ou mapa da planta e executar ações a partir do mesmo,
monitorar permanentemente o estado dos ativos relacionados com a segurança,
além de realizar uma análise de dados para uma melhoria contínua dos sistemas e
políticas de segurança.