por
Rodrigo Recchia*
Competitividade
implacável, margens de lucro escassas, clientes cada vez mais exigentes e
avanços tecnológicos contínuos definem um cenário ideal para a execução de
projetos, uma vez que tudo, hoje em dia, deve acontecer em um menor prazo de
tempo e com menos recursos financeiros possíveis. Diante dessa situação, qual a
melhor saída para driblar tais problemas? Sem dúvida nenhuma, é saber lidar com
os projetos! Mas... o que é um projeto?
Projetos
têm por característica geral sua temporariedade, com início e término definidos,
visando a criação de um produto, serviço ou resultado exclusivo, geralmente
alocando recursos materiais e humanos temporariamente para se atingir o
objetivo estabelecido. Outra característica importante de um projeto é seu foco
estar ligado à estratégia da empresa, com a finalidade de expandir seu negócio
e mercado.
Entretanto,
cabe aqui lembrar que projeto difere de operações, já que estas são, em sua
essência, trabalhos executados repetitivamente, de forma contínua e com
recursos humanos e materiais dedicados exclusivamente para este fim. A
característica principal das operações é manter o negócio e atender os clientes
com produtos e serviços.
Gerenciar
um projeto significar aplicar conhecimentos, habilidades e técnicas às
atividades atreladas à gestão com a finalidade de se atender aos seus
requisitos. É o gerenciamento de projetos que dá todo o alicerce para que um
projeto seja bem sucedido e cumpra seu objetivo inicial. Desse modo, suas
principais características são: levantamento dos requisitos necessários,
mobilização e desmobilização das equipes que estarão envolvidas
temporariamente, planejamento, monitoramento, controle e execução,
gerenciamento de todos os stakeholders visando a satisfação do cliente e demais
interessados, garantia que o projeto cumpra o escopo, tempo, orçamento e a
qualidade definida em seus requisitos e gerenciamento dos riscos envolvidos no
projeto, trabalhando de forma a minimizá-los.
Os
projetos que possuem relação entre si, com objetivos comuns e executados de
forma paralela, constituem-se em um programa. Por definição, programa é um
grupo de projetos gerenciados de maneira coordenada trocando a obtenção de
benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados
individualmente. O PAC (Plano Nacional de Aceleração do Crescimento), por
exemplo, é um programa que engloba um conjunto de políticas econômicas
planejadas cujo objetivo é acelerar o crescimento econômico do Brasil. Logo, um
programa é um conjunto de projetos relacionados entre si e com o alinhamento
estratégico da empresa. Um programa é finalizado quando todos os seus projetos
são encerrados, porém é comum novos projetos serem incorporados a esses
programas para o cumprimento dos objetivos estratégicos.
Em
razão da rapidez trazida pelas mudanças no ambiente empresarial, cada vez mais
um número maior de empresas tende a executar projetos no seu dia a dia com o
objetivo de alcançar a otimização dos resultados. Assim, saber qual é o real
objetivo de um projeto, operação ou programa, seja através da projeção de um
novo produto, da inauguração de uma nova filial, da readequação de um processo
produtivo ou mesmo da implantação de uma nova funcionalidade ou tecnologia em
um determinado sistema, faz com que o gerenciamento correto dos projetos
executados nas organizações não seja apenas um diferencial competitivo, mas,
acima de tudo, um modo de sobrevivência.
*Rodrigo Recchia é gestor de desenvolvimento do produto WMS Store
Automação, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor
logístico