RICS e ConstruBIM fomentam especialização em BIM no Brasil


Organização de origem inglesa e que opera em 146 países promove a prática do BIM no Brasil com apoio do ConstruBIM como facilitador de seus cursos

A RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors), organização internacional com base no Reino Unido desde 1868 e com presença no Brasil a cerca de quatro anos, é líder mundial na qualificação profissional nas áreas de terras, terrenos, propriedades e construções. Para elevar o padrão nacional de excelência profissional das atividades que compõe o ciclo imobiliário, beneficiando a sociedade, um dos temas que a RICS tem trabalhado é o BIM (Building Information Modeling), modelo de informação da construção que reúne digitalmente seus aspectos físicos e estruturais.
De acordo com a RICS, o BIM é instrumento importante para coordenar e gerenciar projetos, desde o planejamento, passando pela execução e chegando à operação. Diferente da transição CAD, que há 20 anos substituiu os desenhos em papel por computadores, o BIM não é somente uma tecnologia que contém o design do edifício, mas sim uma transformação no modo de projetar, pressupondo que em toda representação gráfica contenha as informações necessárias para a sua validação e execução.
Para apoiar este movimento de maturação do BIM no Brasil, a RICS contou com o ConstruBIM, empresa especializada em soluções de gestão de projetos de engenharia do Grupo Construtivo, como facilitador de treinamentos e certificações em BIM.
“Enquanto a credibilidade RICS traz a tranquilidade de capacidade técnica e ética alinhada aos padrões internacionais, o ConstruBIM facilita o conteúdo programático, adaptanto o melhor dos “dois mundos” ou seja, unindo a realidade nacional ao benchmark internacional na formatação final dos curso”, comenta a Head de desenvolvimento Latam da RICS Marcia Ferrari.
No Reino Unido, a RICS está à frente do processo de implementação do BIM, atestando e certificando profissionais para atender a legislação local que exigirá a partir de 2016 que todos os projetos publicos sejam entregues usando esta metodologia, “Tanto no Reino Unido, quanto no Brasil, a RICS está engajada em capacitar nossos membros e o público em geral a entenderem o processo do BIM para desenvolverem melhores práticas”, pontua Marcia Ferrari.
No Brasil, porém, onde não há uma regulamentação vigente, a velocidade de adoção do BIM será mais lenta. “O profissional vai correr atrás quando o cliente pedir projetos usando esta tecnologia. O trabalho da RICS é conscientizar o profissional da importância de se atualizar na busca pela eficiência”, complementa Marcia Ferrari. O processo de transição do CAD para o BIM será natural, pois as empresas enxergarão a possibilidade de eficiência e transparência ao processo construtivo como um todo.
Existem instituições no Brasil, entretanto, que estão avançadas no uso do BIM, como o Exército Brasileiro, que mapeou todos seus os edifícios na plataforma BIM para diferentes necessidades, entre elas manutenção, que pode ser preventiva, preditiva e corretiva. “Espero que outros setores do Governo também adotem este procedimento visando reduzir custos e aumentar a eficiência dos bens imóveis”, pontua Márcia.
A realização de cursos pela RICS tem como foco ajudar o profissional brasileiro a ter a mesma capacitação que qualquer profissional, independente do país onde estiver. “O profissional brasileiro tem tudo para dar certo, pois são antenados e com interesse em melhorar sua capacitação. E a RICS é um grande apoiador deste movimento. Queremos ver o Brasil na vanguarda da tecnologia”, finaliza o sócio-diretor do ConstruBIM, Marcus Granadeiro.