Sonda IT adianta entrega do SPED ECF da Cenibra

Com 73% do projeto de implementação do SAP TDF em andamento, indústria de celulose entregará obrigatoriedade dez dias antes do previsto pela data limite, em 30 de setembro

A Sonda IT, maior integradora latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação, entrou na reta final de implementação do SAP TDF (Tax Declaration Framework) na Cenibra (Celulose Nipo-Brasileira), produtora de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto.
A solução de gerenciamento de tributos federais, estaduais e municipais da SAP agora está em fase de testes. Nesta etapa, estão sendo inseridos dados reais da obrigatoriedade SPED ECF (Escrituração Contábil Fiscal) em ambiente de homologação para posterior validação pela Receita Federal. A meta é entregar o arquivo até o próximo dia 20, ou seja, dez dias antes da data-limite.
Usuária das soluções SAP desde 2003, quando implementou o sistema de gestão da desenvolvedora alemã, a Cenibra optou por continuar gerenciando seus processos neste ambiente. E o TDF da SAP trouxe a vantagem de ser um repositório único com informações organizadas. “Não utilizamos ferramentas periféricas para a gestão contábil / fiscal, tudo o que fazemos é dentro do SAP”, acrescenta a Coordenadora de Sistemas de Informação da Cenibra, Anamaria Ferreira de Oliveira.
Já a escolha pela Sonda IT se deu pela parceria de mais de treze anos, que iniciou com o apoio à SAP na implementação do ERP e evoluiu com a aquisição da solução pw.CE, de Comércio Exterior. “Somado a isso, a empresa apresentou a melhor proposta técnica e comercial”, explica Anamaria.

O fato do SPED ECF ser uma obrigatoriedade nova tem gerado uma série de atualizações pelo Fisco, chegando até o momento a mais de cem. “Mesmo com as frequentes mudanças, conseguimos realizar a implementação física em apenas seis semanas, resultado da atuação ativa e experiente da Sonda IT, que permitirá à Cenibra a entrega do arquivo antes da data limite”, finaliza Juliana Bermudez, diretora executiva da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.